Prefeitura divulga balanço do primeiro semestre sob a gestão do prefeito Dr Custódio Tavares – Comando Notícia
CidadesIndaiatuba

Prefeitura divulga balanço do primeiro semestre sob a gestão do prefeito Dr Custódio Tavares

Nos primeiros meses do ano cidade comemorou classificação no grupo de cidades melhores avaliadas no Índice Firjam e no índice de Efetividade da Gestão Municipal

Indaiatuba teve mais de 10 mil metros de ruas recapeadas, o Jardim Morada do Sol agora conta com uma nova alça de retorno e três novas ruas da zona norte da cidade estão com obras de pavimentação em andamento. Estas importantes obras de mobilidade urbana são alguns dos destaques do balanço dos seis primeiros meses de gestão do prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB). A Prefeitura de Indaiatuba fechou o semestre com um saldo positivo na oferta de obras, projetos e serviços que visam melhorias no atendimento da saúde pública, do social, segurança, educação, saneamento, esportes e lazer da cidade.

O prefeito ressaltou que foram seis meses de planejamento e muito trabalho em prol de soluções que melhorem ainda mais a vida dos indaiatubanos. “Nesses primeiros meses de gestão, conseguimos planejar e colocar em prática projetos que atendem todas as áreas da administração municipal. Estamos investindo em mobilidade urbana, em saúde pública, no social, em segurança, educação e habitação, mas também em esporte, em cultura e no lazer, porque tudo isso resulta em qualidade de vida. Temos áreas que logicamente demandam mais atenção por parte da Administração Municipal, mas as demandas do município precisam ser atendidas em todas as áreas”, resumiu Dr. Custódio.

Nos primeiros seis meses do ano, Indaiatuba comemorou a classificação no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e no grupo de cidades paulistas melhores avaliadas no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M).  No Índice Firjan a cidade ocupa o 5º lugar entre os municípios paulistas e o 10º lugar no ranking nacional do estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que é composto pelos indicadores de Emprego e Renda, Saúde e Educação.

No Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) Indaiatuba se mantém no grupo de cidades paulistas melhores avaliadas, com a nota B, a maior nota registrada este ano. O índice mede o desempenho das prefeituras paulistas em relação à eficiência na utilização do orçamento.

Mobilidade urbana

As obras de recapeamento de vias urbanas começaram pela Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, onde foram recuperados 1.866 metros de asfalto nas Marginais Direita e Esquerda, entre a Avenida Ário Barnabé e Rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80). Na sequência, um convênio firmado com o Governo do Estado por intermédio do deputado estadual Rogério Nogueira garantiu mais 2.600 metros de asfalto recuperados em mais um trecho da Fábio Roberto Barnabé, na altura do Jardim Esplanada II, e da avenida Francisco de Paula Leite.

No Jardim Morada do Sol as obras de recapeamento continuam a todo vapor. Na Rua Dr. Renato Riggio já foram beneficiados 1.100 metros, e no final de junho a Prefeitura retomou o Plano Municipal de Recapeamento que atenderá as ruas Vicente de Genaro, Francisco Xavier de Almeida e João Martini, que juntas somam mais 2.250 metros de asfalto.

Já nos primeiros meses da nova gestão foi iniciada a obra de pavimentação das ruas Maritaca, Bico de Lacre e Guarita no Recreio Campestre Internacional Viracopos, totalizando 2.300 metros de vias pavimentadas na zona norte da cidade.

No início de maio, o prefeito abriu a alça de retorno do Jardim Morada do Sol, um projeto que ajudou a desafogar o trânsito nos cruzamentos das marginais do Parque com a avenida Ário Barnabé e também com a Rua 80, que são trechos que registram fluxo intenso de veículos.

Entre as novidades implantadas pela Administração Municipal neste primeiro semestre do ano também estão a reformulação de trânsito no acesso ao Distrito Industrial, com a duplicação da faixa de rolamento no início da rua Antônio Barnabé, a reformulação com semáforo no cruzamento da avenida Manoel Ruz Peres com avenida Padre Arthur Lupurini Sampaio, e um novo semáforo no cruzamento das ruas Humaitá e Quinze de Novembro, dando mais segurança e fluidez aos trechos.

Os investimentos em mobilidade urbana não param. A Prefeitura está concluindo a nova via de interligação do Jardim Pau Preto com a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda, e a reconstrução da Ponte do Mirim.

O município ainda garantiu mais oferta de viagens no serviço de transporte coletivo urbano para atender a demanda da região de Itaici, e as linhas 301, 313 e 324.

Saúde

Na Saúde os destaques ficaram com a inauguração da nova Maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, com mais estrutura e conforto para atender gestantes e recém-nascidos, e a construção do novo Pronto Atendimento Pediátrico de Indaiatuba (Papi), que oferecerá atendimento 24 horas. As obras no prédio localizado na Avenida Nove de Dezembro, que abrigará o Papi, estão em fase de conclusão.

No início de maio foi entregue a obra de ampliação do Espaço Avançar, que ganhou cinco novos consultórios e duas salas de aula, entre outras dependências administrativas. A obra permitiu a ampliação da oferta de vagas do serviço que foi criado para atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A saúde da mulher também foi destaque no semestre. O mutirão de exames garantiu a realização de 4.779 mamografias até junho e a proposta da Administração Municipal é chegar a 6 mil exames realizados até agosto. 

Este ano, o município já realizou 24.651 exames de ultrassom. A ação de ampliação de ofertas do exame também conta com o equipamento móvel, que percorre todas as 17 UBSs do município com o objetivo de diminuir de forma considerável a fila de espera e promover maior comodidade para o paciente.

O mutirão de cataratas contabilizou 1.074 cirurgias realizadas no semestre, o que reduziu em mais de 75% a fila de espera do período anterior ao mutirão. Até agosto a S3ecretaria de Saúde deve totalizar 1.200 cirurgias pelo mutirão.

Desde março, o serviço de Pronto Atendimento Adulto do Hospital Dia (HD) passou a funcionar das 7h às 23h aos sábados, domingos e feriados. De segunda à sexta-feira, o Pronto Atendimento do HD funciona das 17h às 23h. Outra novidade da unidade é que a Sala de Vacina está abrindo nos fins de semana, das 7h30 às 16h30, para vacinas de rotina a moradores de Indaiatuba.

Ainda na área da Saúde, o Serviço de Atendimento Municipal de Emergência (Same) montou uma base no COI (Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil) e passou a utilizar os recursos tecnológicos de monitoramento urbano com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento aos munícipes. Indaiatuba retomou o serviço de Telemedicina, com atendimento todos os dias, das 8h às 20h.

O Programa Nascer Bem ganhou uma sede nova no mês de junho, que em breve também abrigará o Banco de Leite Humano. A Prefeitura também dá andamento à construção da unidade de saúde do Jardim Bela Vista e das novas sedes do Programa Nascer Bem e da Unidade Básica de Saúde -UBS I.

Segurança

O balanço da Guarda Civil no primeiro semestre do ano mostrou o esforço da Administração Municipal em manter Indaiatuba entre as cidades mais seguras do país. A Segurança Pública recuperou 20 veículos com queixa de furto e roubo; foram recapturados 93 procurados pela Justiça e 101 indivíduos foram presos por furto e roubo.  

Outras 316 pessoas foram presas em flagrante por crimes diversos, sendo 71 prisões resultantes de ocorrências de drogas, com apreensão de 82,14Kg de entorpecente (45.590 porções), e 72 prisões de homens em ocorrências de violência doméstica.

O cuidado com a mulher também foi destaque no período. Em janeiro a Prefeitura de Indaiatuba entregou duas novas viaturas do Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher – Caminho das Rosas, um projeto iniciado em 2018 com o objetivo de diminuir o número de casos de violência doméstica, além de conscientizar e informar a população na identificação e denúncias.

Desde o início do ano letivo a Guarda Civil trabalha o Programa Contra o Bullying nas escolas estaduais, com o objetivo de criar um ambiente escolar seguro e harmonioso, onde os alunos possam aprender e conviver sem medo de abusos.  Trata-se de um trabalho conjunto entre Prefeitura, Conselho Tutelar e as escolas.

O projeto de Visitas ao Canil da Guarda Civil também é novidade e tem como foco proporcionar às crianças uma experiência educativa e interativa por meio do contato com os cães do Canil. A proposta é realizar um trabalho de conscientização, respeito aos animais e entendimento do papel dos cães no trabalho da Segurança Pública, desenvolvendo valores como respeito, empatia e responsabilidade nas crianças participantes.

Ainda para garantir mais segurança aos munícipes, a Prefeitura trabalha na substituição de aproximadamente 700 lâmpadas de sódio por lâmpadas com tecnologia LED nas ruas dos bairros Cidade Nova I e II. A tecnologia mais eficiente de iluminação, além de possibilitar um gasto menor de energia para gerar a mesma iluminação, proporciona mais segurança à população com ruas bem iluminadas.

Educação

Indaiatuba comemorou neste ano o Prêmio Excelência Educacional, organizado pelo Governo de São Paulo para premiar municípios que se destacaram na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental. Além de certificado, as 22 escolas municipais premiadas também ganharam recursos em dinheiro. A cidade também ganhou o Prêmio Destaque em Alfabetização, ficando entre as 100 cidades do Estado com os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora.

Logo nos primeiros meses do ano a Educação concretizou uma parceria com a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e iniciou o Programa de Formação Continuada dos professores da Rede Municipal.  As primeiras turmas foram iniciadas em março e mais de 720 docentes do ensino infantil e fundamental terão a oportunidade de fazer parte desta escola de capacitação.

Os investimentos na infraestrutura da Rede Municipal de Ensino continuam com a construção de novas unidades escolares, como as Creches do Jardim Residencial Veneza e do Residencial Céu Azul, e com a obra de ampliação e readequação do prédio da antiga Fiec II, no bairro Cidade Nova. As unidades devem ser concluídas ainda este ano.

O Projeto Horta na Escola Ambiental Bosque do Saber também foi uma das novidades de 2025. A proposta é promover o plantio e colheita com alunos da Rede Municipal para proporcionar o contato com a natureza, ensinar responsabilidades e ajudar na educação alimentar.  

A educação ambiental também foi retomada este ano com o Programa de Informação e Educação Ambiental (Piea), desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. O objetivo da ação é informar, educar e estimular o descarte correto de resíduos.

Cuidado Social

A obra de ampliação do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) começou em fevereiro para a construção de um refeitório, uma área de convivência e vestiários, dando mais conforto para o atendimento.

Logo no início do ano, a união das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Saúde garantiu a atuação em uma ação contínua de acolhimento e resgate de pessoas em situação de rua. O trabalho tem retirado pessoas das ruas e dando esperança de um recomeço de vida digno. Em junho, a Prefeitura também colocou em operação o Abrigo Provisório de Inverno para atender pessoas em situação de rua, com banho, jantar e pouso.

Em maio, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial realizou a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). O evento foi dividido nos eixos Democracia, Justiça Racial e Reparação e os dados obtidos foram encaminhados para a Secretaria da Justiça e Cidadania.

O Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol) também trouxe novidades com a implantação de cursos rápidos de capacitação profissional. São quatro cursos: Garçom, Cumim e Atendente, de Cozinha Oriental, Bolos Caseiros e Cozinha Prática e Saudável.  A parceria com o Sebrae também garantiu o Curso Esmaltação em Gel.

Indaiatuba recebeu o Programa Caminho da Capacitação, do Fundo Social de São Paulo, oferecendo oportunidades de cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em junho, as carretas itinerantes disponibilizaram os cursos de Moda (Corte e Costura ou Customização), Beleza e bem-estar com Cuidados Pet (Banhista de Pet, porte pequeno e médio, ou Auxiliar de Tosa) e Gastronomia (Fabricação de Pizzas ou Panificação). O programa está inserido no Superação SP, ação integrada em formato inédito para tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.

Na área da Habitação, em abril o prefeito Dr. Custódio Tavares assinou o convênio para a construção de 200 unidades habitacionais populares em Indaiatuba, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). O convênio com o Governo do Estado foi intermediado pelo deputado estadual Rogério Nogueira.

No mês de maio o município recebeu a van do Programa CDHU Móvel, o veículo disponibilizado pela CDHU atendeu 80 mutuários que possuem imóveis em conjuntos habitacionais da cidade. O objetivo da ação foi facilitar o acesso aos serviços da CDHU, a fim de aproximar o atendimento dos moradores e oferecer o suporte para regularização e orientações.

Ainda no primeiro semestre de 2025, a Secretaria de Habitação entregou 130 títulos de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Saneamento Básico

Indaiatuba começou o ano com notícias boas também na área de saneamento básico. O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) destacou-se pelo terceiro ano seguido entre os 10 melhores prestadores de serviços de água e esgotos dos municípios associados à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).

A implantação das novas adutoras com obras iniciadas este ano, terão um papel vital na garantia do abastecimento de água de forma eficiente. A adutora ETA V – CR Cristo reforçou o abastecimento da ETA III para grande parte da Zona Sul. O Saae trabalha na implantação adutora CR Mato Dentro, que fortalecerá o abastecimento da região do Vale do Sol, e da adutora do Mirim – ETA I, que reforçará o abastecimento de toda zona norte.  

Para reforçar o abastecimento de água do município em períodos de estiagem, quatro novos reservatórios de água estão em construção: Itaici, com capacidade para 2 milhões de litros; Santa Maria, para 1,5 milhão de litros; Altos do Bela Vista para mais 325 mil litros, e Santa Dulce, com capacidade para 5 milhões de litros.  O Saae se prepara para iniciar a construção do reservatório da Estação de Tratamento de Água – ETA VI, com capacidade de armazenar 1 milhão de litros, e o reservatório de Caldeira, que está em processo de finalização de projeto e terá capacidade para mais 5 milhões de litros.

Emprego e Renda

Indaiatuba recebeu 41 novas indústrias no primeiro semestre de 2025. O município registrou a abertura de outros 250 comércios e mais 229 prestadores de serviços. Ao todo, a cidade abriga 1.220 indústrias, 4.690 comércios e 3.813 prestadores de serviços.

O município também se destacou no cenário regional de empregos no primeiro trimestre de 2025, ocupando a segunda posição entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com maior saldo de empregos. Os dados foram divulgados pela Agência do Estado de São Paulo, com base nas informações fornecidas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. De janeiro a março, o município registrou um saldo positivo de 1.472 vagas com carteira assinada.

Em maio, a Prefeitura realizou o 1º Feirão do Emprego, que recebeu 536 pessoas em busca de oportunidades de trabalho. Ao todo, 31 empresas disponibilizaram 604 vagas de emprego e 21 oportunidades de estágio. Durante o feirão, foram encaminhados 1.004 currículos para processos seletivos e 110 candidatos foram contratados de imediato.

Também neste semestre a Prefeitura comemorou 7,5 milhões de negócios contabilizados na 11ª edição da  Feira das Indústrias, realizada em parceria com o Centro das Indústrias do Estados de São Paulo (Ciesp).  Foram 1.600 orçamentos fechados pelas empresas expositoras e mais de 7 mil visitantes circularam pelo espaço montado especialmente para fomentar o setor industrial e promover networking entre empresários e fornecedores.

Lazer e Esportes

A população de Indaiatuba ganhou mais espaços para o lazer e o esporte no primeiro semestre do ano.   A revitalização da área de lazer do Parque Residencial Indaiá foi concluída, e o prefeito Dr Custódio Tavares entregou em abril a Praça Maria Merces Vaz Fernandes Elias, no Bairro Cidade Nova.

A Prefeitura iniciou a revitalização da área de lazer do Colinas de Indaiatuba I, e dá andamento aos trabalhos de urbanização do Parque Ecológico do Jardim Veneza. A revitalização do Parque Ecológico, entre a avenida Ário Barnabé e a Rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80) e o novo Parque Pet no Jardim Morada do Sol, estão praticamente prontos e devem ser entregues oficialmente para a população em breve.

Para a prática esportiva, está em andamento a construção da nova quadra poliesportiva que atenderá a população do Jardim Oliveira Camargo. Para completar, em abril a Prefeitura iniciou a primeira fase de atividades no Centro Esportivo Jardim Morada do Sol Rei Pelé, com a abertura da pista de caminhada para o público, além das pistas de atletismo e de skate, arena parkour e quadras descobertas. Os campos de beisebol e softbol, o ginásio e a sala multiuso de esgrima também já estão atendendo os projetos da Secretaria de Esportes.

Os Projetos Esporte Cidadão e Juventude Esportiva ainda ganharam duas novas oficinas, a de Parkour e Xadrez.

Mais números

Em junho, a Secretaria de Comunicação (Secom) realizou o Summit Palavras Importam: construa respeito na comunicação, um evento voltado à conscientização e ao combate do capacitismo, realizado no Museu da Água. O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre profissionais de comunicação de prefeituras, câmaras, instituições, servidores públicos, imprensa e empresários.

No cenário cultural, Indaiatuba foi selecionada para parceria com o SP State Film Commission, através da Secretaria de Cultura. O município todo está adequado para locação de filmes, mas foram mapeados e destacados locais como Parque Ecológico, Chafariz, Velódromo Municipal e Centro Integrado Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei). Dentro do Eixo Histórico estão o Casarão Pau Preto, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Casa Número Um e Cemitério da Candelária.

Nos eventos abertos ao público a 33ª edição do Maio Musical e a quarta edição doa Feira Ambiental EcoPark foram destaques de público. O Maio Musical reuniu 737 artistas em 57 atrações nacionais e internacionais totalmente gratuitas, reunindo um público de mais de 200 mil pessoas. A EcoPark, que fechou a programação do mês do Meio Ambiente também foi sucesso de público e aproximadamente 30 mil pessoas visitaram o evento, que reuniu exposições de serviços ambientais, de animais para adoção, shows musicais, teatro, oficinas, soltura de peixes no lago e muitas brincadeiras.

O prefeito finalizou o balanço lembrando que o trabalho de planejamento de gestão conta com a participação da população que ajuda a identificar as demandas e buscar as soluções necessárias. “Seja pelos canais de comunicação disponibilizados pela Prefeitura ou em audiências públicas, ouvir a população é muito importante para o sucesso da gestão.

Com informações: Assessoria-PMI

Foto: Arquivo-SECOM-PMI