Programa Primeiros Laços amplia faixa etária de atendimento para gestantes e crianças em Indaiatuba

Para participar, é necessário morar em Indaiatuba, ter entre 14 e 24 anos e estar na primeira gestação; o pré-cadastro deve ser feito na UBS mais próxima
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o programa Primeiros Laços está ampliando a idade de atendimento das gestantes. A partir de agora, podem participar do programa gestantes com até 24 anos de idade. Antes o serviço de acolhimento e acompanhamento atendia até os 20 anos. Para participar, é necessário morar em Indaiatuba, ter entre 14 e 24 anos e estar na primeira gestação. O pré-cadastro deve ser feito na UBS mais próxima.
O programa Primeiros Laços é uma ação de pesquisa do CISM (Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental) que tem como objetivo apoiar mães de primeira viagem, com orientações sobre saúde, nutrição, cuidados com o bebê e fortalecimento do vínculo materno-infantil para elaborar um projeto futuro de atenção integral à saúde da gestante e da criança nos primeiros anos de vida.
Mãe e bebê são acompanhados por enfermeiras desde a gestação até os 2 anos de idade da criança. As UBSs foram divididas em dois grupos, sendo uma parte de controle e outra de intervenção, para serem comparadas no final da pesquisa. O grupo de intervenção recebe 38 visitas, sendo 13 durante a gestação, três no puerpério, 12 quando o bebê tiver entre 2 e 12 meses e mais 10 entre o primeiro e o segundo ano de vida da criança. A duração de cada visita varia de 40 a 60 minutos e são quinzenais ou mensais, a depender da idade da criança.
Com a nova faixa etária estendida, mais gestantes poderão contar com esse suporte tão importante. “A ampliação do atendimento é mais um passo do município no compromisso com a primeira infância e com o cuidado humanizado às gestantes”, salienta a secretária da Saúde, Dra Heloísa Salatino.
Com informações: Assessoria-PMI