Funssol inicia, em parceria com a Saúde, projeto piloto para as Organizações da Sociedade Civil

O projeto piloto “Semeando Sorrisos”, de saúde bucal, fará atendimento odontológico para assistidos em OSC’s
O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Indaiatuba iniciou nesta última quarta-feira (16/7) o “Projeto Semeando Sorrisos”, uma iniciativa abrangente focada na prevenção e recuperação da saúde bucal de crianças, adolescentes, adultos e idosos, em situação de risco e vulnerabilidade psicossocial no município, que estão em acolhimento institucional ou são atendidos por Organizações da Sociedade Civil e projetos cadastrados no Funssol.
A proposta é uma parceria com o Programa Boquinha Encantada do Departamento de Odontologia, da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto visa reduzir as desigualdades no acesso a cuidados odontológicos e promover hábitos saudáveis para um futuro mais digno.
A Unidade Odontológica Móvel (UOM) fará visitas e o atendimento diretamente nas OSC’s, com foco na integralidade em saúde, indo além da abordagem curativa e reabilitadora tradicional para incluir ações preventivas e educativas.
“Eu como dentista de formação, entendo que a saúde bucal é essencial para a saúde geral e o bem-estar. Cuidar dos dentes permite que as pessoas desempenhem funções essenciais como comer, respirar e falar, além de abranger dimensões psicossociais como autoconfiança e a capacidade de socializar sem dor ou constrangimento”, destaca Dra. Kamila Tavares, primeira-dama e presidente do Funssol.
Entre os principais objetivos do Semeando Sorrisos, estão promover o acesso a cuidados odontológicos e educação em saúde bucal, especialmente para grupos vulneráveis onde o deslocamento pode ser um desafio, buscando reduzir desigualdades e garantir o desenvolvimento de hábitos saudáveis, além de ações diretas nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, com orientação de escovação, atividades educativas lúdicas, como desenhos temáticos, cartilhas e filmes educativos.
Os primeiros atendimentos ocorreram na Abid (Associação Beneficente Irmã Dulce), com crianças residentes, em acolhimento institucional. Nestas primeiras avaliações, a odontopediatra Dra. Gabriela M. Gutierrez, consultou, aproximadamente, 20 crianças, fez a análise dos dentes decíduos (primeiros dentes que nascem em crianças) e permanentes, preservando o tecido dental e diminuindo a necessidade de procedimentos invasivos, além de um diagnóstico da condição de saúde bucal, que feito precocemente visa reduzir a incidência de agravos, tratando as doenças bucais em estágios iniciais e otimizando o uso de recursos de saúde.
Para Dra. Graziella Amgarten, coordenadora da prevenção odontológica, o projeto reitera o compromisso da administração municipal com a assistência integral à saúde. “De acordo com as diretrizes de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), e com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, levar este projeto para as OSC’s é um passo fundamental para garantir que todas as pessoas, independentemente de sua condição social, tenham acesso igualitário à saúde bucal, como parte essencial de sua saúde geral e dignidade”, afirma Dra. Graziella.
O Projeto Semeando Sorrisos é uma iniciativa piloto que, após avaliação de seus resultados, visa expandir para outras instituições do município, com o envolvimento contínuo da sociedade e da comunidade em uma abordagem participativa.
Com informações: Assessoria-PMI
Foto: Geórgia Couto – Secom/PMI