Prefeito recebe representantes da Yanmar para anúncio de nova fábrica no município

Investimentos serão de R$ 280 milhões e a previsão de conclusão é de cinco anos
Na manhã desta segunda-feira (26) o prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) recebeu o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, José Augusto Gonçalves junto com o presidente da Yanmar, Gilberto Saito e o sócio da RB Investimentos, Ralph Annichino, no Gabinete. A visita marcou o anúncio de um investimento de R$ 280 milhões para a construção da nova fábrica da multinacional japonesa em Indaiatuba. As obras devem começar nos próximos meses e serão divididas em três etapas, com conclusão prevista até 2030. A nova unidade terá aproximadamente 140 mil m², três vezes maior que a atual, e reunirá diferentes operações da empresa.
O empreendimento vai gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos e permitirá um aumento de 40% na produção diária de tratores nos próximos anos. Além disso, a fábrica contará com automação industrial, soluções sustentáveis e maior integração entre as áreas administrativas e produtivas, seguindo o modelo de excelência fabril aplicado nas unidades da matriz no Japão.
Com o novo espaço, a Yanmar prevê elevar a produção anual de tratores de 5 mil para 7 mil unidades em turno único. Já a fabricação de modelos com maior índice de nacionalização crescerá de 10 para 15 tratores por dia na primeira etapa, chegando a 20 unidades diárias em 2029. Entre as novidades estão a implementação de processos automatizados, como uma linha de montagem tracionada com controles automáticos de torque e inspeções, além de melhorias em logística, segurança e ergonomia.
O prefeito Dr. Custódio Tavares destacou a importância do investimento para a cidade. “É uma grande conquista para Indaiatuba ser escolhida para receber um investimento desta dimensão por uma multinacional como a Yanmar. A nova fábrica não apenas vai gerar empregos, mas também vai fortalecer o nosso ambiente de negócios, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade, sempre em sintonia com a inovação e a sustentabilidade”, afirmou.
Com informações: Assessoria-PMI
Foto: Gabriel Beccari Secom/ PMI