Mitos e verdades sobre o ressecamento da pele: como cuidar das áreas mais secas do corpo – Comando Notícia
CidadesNacionalsaúde

Mitos e verdades sobre o ressecamento da pele: como cuidar das áreas mais secas do corpo

Pé foto divulgação agenciaman

Mesmo com a rotina de cuidados diários, algumas regiões do corpo tendem a ressecar mais, como pés, joelhos, cotovelos e pernas. Isso acontece porque essas áreas possuem menos glândulas sebáceas, responsáveis pela produção da oleosidade natural que protege e mantém a pele hidratada. O resultado é a sensação de repuxamento, aspereza, descamação, coceira e até rachaduras.

De acordo com o médico dermatologista Raul Cartagena Rossi1, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da TheraSkin®, explica a importância de cuidar e prevenir ressecamentos na pele: “É um indício de que a hidratação do corpo não vai bem e, além disso, a pele muito seca fica mais vulnerável a doenças, pois a barreira cutânea que protege contra fungos e bactérias está fragilizada”.

O especialista ainda explica que existem fatores externos e internos que causam a secura: “Os fatores externos são as mudanças de clima, tanto o frio, quanto a exposição solar, os banhos muito quentes, cosméticos muito abrasivos e medicações. Já os internos podem ser alterações hormonais, o fotoenvelhecimento causado pela idade, predisposições genéticas, desidratação e pobreza de nutrientes no organismo como os óleos vegetais e vitaminas C e E”, conta.

A seguir, o Dr. Raul explica alguns mitos e verdades em torno dos cuidados com as áreas secas do corpo.

Banho quente não resseca a pele. MITO: A água muito quente do chuveiro prejudica a pele removendo os lipídios naturais da barreira cutânea, reduzindo a capacidade da pele de reter umidade, assim, são preferíveis banhos mornos e mais curtos.

Beber mais água ajuda contra ressecamentos. VERDADE: a hidratação por ingestão de água é essencial para manter a hidratação natural da pele, retendo a água nas camadas da derme.

Apenas pessoas com a pele tipo seca possuem ressecamento em certas áreas do corpo. MITO: É preciso diferenciar: A pele seca é um tipo de pele, já o ressecamento é uma condição, que pode afetar qualquer tipo de pele – seja oleosa, mista, seca ou normal -, causada por fatores externos, como a própria falta de hidratação por cremes e loções, ou então banhos quentes, climas extremos etc.

Produtos abrasivos podem ressecar a pele: VERDADE: O uso de produtos abrasivos, como alguns sabonetes, retira a umidade natural da pele, ressecando principalmente as áreas mais vulneráveis. São mais indicados produtos que tenham ação mais suave e adequados para a pele com ressecamento.

Outros cuidados

Para finalizar, o Dr. Raul indica mais alguns cuidados com os ressecamentos em certas áreas do corpo: “Aplicar diariamente cremes ou loções, preferencialmente após o banho, é fundamental para devolver a umidade das áreas mais ressecadas. Além disso, o uso diário do protetor solar nas regiões mais secas previne ressecamentos ao proteger dos raios ultravioleta”.

 

Para hidratar profundamente as áreas mais secas do corpo, Klaviê Clinical® Creme Hidratante é o produto ideal. O creme hidratante restaura a camada externa da pele com ação imediata e prolongada, mantendo a hidratação por até 24 horas. Indicado para adultos, crianças e bebês que possuem pele seca, extra seca, sensível, sensibilizada e irritada, pois hidrata profundamente o rosto, corpo e áreas específicas (mãos, pés, joelhos e cotovelos).

Já para fazer uma higiene da pele seca sem agredir, Klaviê Clinical® Sabonete é o mais indicado. O sabonete líquido possui agentes limpadores suaves que limpam a pele de forma adequada auxiliando na limpeza, hidratação e proteção da camada externa da pele. Por meio da sua fórmula inovadora, é indicado para limpeza e cuidado diário de todos os tipos de pele, principalmente, pele seca, sensível e sensibilizada. Contém propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, restaura e preserva a camada externa da pele, com ação prolongada.

Por fim, para a reparação das áreas da pele mais ressecadas, Amilia® Repair é o melhor aliado. A loção prebiótica multirreparadora acalma, hidrata e recupera a pele, proporcionando equilíbrio e proteção da microbiota cutânea. Possui ação cicatrizante, restaura a barreira cutânea (camada mais externa da pele), que mantém o controle do pH fisiológico, podendo ser aplicada na área do corpo com a pele muito seca, como calcanhar, cotovelo e joelho.

¹Dr. Raul Cartagena Rossi (CRM/SP: 224.016 RQE 141952), Médico Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Farmacêutico Especialista em Farmacologia e Consultor Científico da Theraskin.

Com informações: Lilian Brito-agênciamam

Foto: Divulgação