Demutran atende 283 denúncias de veículos abandonados em vias públicas em 2025 – Comando Notícia
CidadesIndaiatubaTrânsito

Demutran atende 283 denúncias de veículos abandonados em vias públicas em 2025

Carros abandonado apreendidos em indaiatuba

Remoção de veículos em estado de abandono contribui para a saúde e segurança da população

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) já registrou 283 denúncias de veículos em situação de abandono ou sinistro em Indaiatuba neste ano. Do total, 225 veículos foram retirados ou reparados pelos próprios proprietários, após notificação da Prefeitura, 52 precisaram ser removidos para o pátio credenciado e outros seis casos ainda estão com processo em andamento.

A população pode colaborar denunciando os veículos que apresentam sinais claros de descuido e abandono, como ausência de motor, pneus murchos ou inexistentes, vidros quebrados ou portas abertas, estacionados há vários dias no mesmo local.  A denúncia pode ser registrada pelo telefone 0800 770 770 2 ou pelo whatsApp 19 99821-3120 ou pelo Portal Minha Indaiatuba, com a garantia de anonimato. É necessário informar o endereço, dados do veículo (marca, modelo, placa) e descrever o estado do veículo.

Em situações mais graves a remoção é imediata. Na maioria dos casos, o proprietário é notificado e recebe prazo para retirar o veículo de forma voluntária. Caso o prazo não seja cumprido, o automóvel é encaminhado para os pátios credenciados pela Prefeitura.

Além da questão de ordem pública, a remoção de veículos abandonados contribui para a saúde e segurança da população. Esses automóveis podem servir de esconderijo para criminosos, depósito de drogas ilícitas e ainda se transformar em criadouros do mosquito da dengue e de outros vetores de doenças.

A medida é amparada pelo Artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro, que determina que veículos em estado de abandono ou sinistrados podem ser removidos para depósito, independentemente da existência de infração de trânsito. Além da legislação federal, a Lei Municipal nº 6.014/2012 também disciplina o procedimento no município.

 Com informações: Assessoria-PMI