Sindicato do irmão de Lula é alvo de nova operação contra fraudes no INSS – Comando Notícia
BrasilCidadesNacionalPolícia

Sindicato do irmão de Lula é alvo de nova operação contra fraudes no INSS

Frei chico irmão do lula

Uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura o esquema de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (9). Entre os alvos, está o sindicato do irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Ferreira da Silva, mais conhecido como “Frei Chico”.

Segundo o Estadão, agentes fizeram buscas na sede do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), cujo vice-presidente é o irmão de Lula, em São Paulo.

A Polícia Federal cumpre 66 mandados de busca e apreensão em oito unidades federativas: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

Os mandados foram expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e a ação tem apoio da CGU (Controladoria-Geral da União). O objetivo, segundo a polícia, é esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Qual o envolvimento do sindicato do irmão de Lula nas fraudes do INSS?

O sindicato do irmão de Lula já havia sido alvo de operação policial por ter batido recorde em 2023 no recolhimento de mensalidades associativas por meio de aposentadorias e pensões do INSS.

Segundo os investigadores, as associações envolvidas no esquema faziam descontos irregulares na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. As fraudes, somadas, representariam um desvio de R$ 6 bilhões.

CGU (Controladoria-Geral da União) instaurou em setembro 40 processos administrativos de responsabilização contra 38 associações e 3 empresas com indícios de irregularidades, entre elas o Sindnapi.

O Portal da Transparência informa que, em 2024, o sindicato do irmão de Lula recebeu cerca de R$ 154 milhões em repasses do INSS via descontos.

O presidente da entidade, Milton Baptista de Souza Filho, será ouvido nesta quinta-feira pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS no Congresso.

Frei Chico nega qualquer irregularidade. Em entrevista ao Estadão, ele disse: “Eu espero que a Polícia Federal investigue de fato toda a sacanagem que tem. No nosso sindicato, tenho que certeza de que não temos nada”.

Com informações: nd+

Foto: Divulgação/Instituto Lula/ND