O Dia do Condutor de Ambulância é celebrado em 10 de Outubro: trabalho exige agilidade, responsabilidade e autocontrole

Responsabilidade, agilidade, sensibilidade autocontrole e empatia. Estes são adjetivos que caracterizam o trabalho dos condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAME). Neste 10 de outubro, dia do Condutor Socorrista, o Comando Notícia agradece o comprometimento e dedicação de todos os condutores de ambulância e reitera sua importância para a sociedade na prestação de socorro às vítimas.

A função de condutor socorrista é primordial no apoio e na redução de sofrimento às vítimas de incidentes. Eles são responsáveis por transportar a equipe de socorro até a ocorrência e sinalizar a passagem da ambulância para evitar acidentes, seguindo o protocolo para este tipo de situação. Mas, muito além disto, estes profissionais atuam também como auxiliares durante o atendimento, realizando manobras iniciais importantes como a massagem cardíaca e alcançando materiais específicos para outras intervenções, além de conduzir a ambulância nos casos em que a vítima necessite de um atendimento hospitalar, fazendo o trajeto de forma rápida e segura. A atuação dos condutores de veículos de emergência também envolve a coleta de materiais das ambulâncias, como pranchas, bandagens e colares cervicais, em UPAs e hospitais onde os pacientes foram encaminhados durante o turno anterior,não deixando desguarnecer o fornecimento dos mesmos para as ambulâncias de emergência.
Para ser condutor socorrista, o profissional precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D” (com pelo menos seis meses de experiência de condução nesta categoria) além do curso de condutor habilitado em transporte de veículos de emergência (registrado nas observações da CNH). Outros treinamentos importantes para a profissão são o curso de Direção Defensiva e de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação






