Para que serve a Black Friday? – Comando Notícia
BrasilCidades

Para que serve a Black Friday?

Foto capa cópia cópia

A Imersa, empresa especialista em marketing e tráfego, explicou para nós!

Muitas empresas chegam no final do ano com algumas inseguranças, especialmente sobre o que fazer para não serem prejudicadas nas datas comerciais, feriados e datas comemorativas. A verdade é que esse medo do mercado mudar e pegar os proprietários de surpresa vem de uma dificuldade latente das pequenas e médias empresas: planejar o próprio marketing.

Conversamos com o Perina, um dos fundadores da Imersa, uma empresa focada em reformar o marketing de pequenas e médias empresas e prepará-las para ter resultado com tráfego pago.

A empresa esteve presente com seu stand na primeira edição do evento de gestão de pessoas Expo Gestão e RH 2025, o evento realizado pela Montejano Psicologia Corporativa Eventos dia 15/10, aqui na cidade de Indaiatuba.

Depois de ter atendido centenas de empresas com dificuldade em estruturar essas ferramentas, um dos primeiros momentos que o especialista identifica como problema é ENTENDER COMO TRAZER UM NOVO CLIENTE.

O primeiro passo, para empresas que não têm um projeto ou um planejamento claro para o seu crescimento, deve ser buscar esse conhecimento sobre o mercado e sobre a própria empresa afim de ser capaz de esboçar uma estratégia.

Na Black Friday, o que a Imersa pontuou como ponto mais importante é a AQUISIÇÃO e a CURVA DE RETORNO (J-Curve) de um cliente dentro da sua empresa. De uma maneira fácil para compreender, as empresas de varejo que reclamam da Black Friday muitas vezes estão olhando apenas para o LUCRO e RECEITA de uma temporada como essa, Perina comenta que provavelmente essas empresas estão esquecendo que o verdadeiro dinheiro feito pelas grandes empresas não está no curto prazo e só olhar para a primeira compra de um cliente é ignorar milhares de reais que ele pode trazer de faturamento ao longo da vida dele como cliente.

Foto complentar 1
Como isso acontece?

A primeira compra de um cliente, muitas vezes, pode não gerar tanto lucro porque a empresa precisou investir em mídia para que ele entrasse no ecossistema; no entanto, as próximas compras desse cliente já descartam o investimento inicial e esse cliente passa apenas a trazer uma nova receita sem necessariamente o custo de aquisição.

Então dar desconto, mesmo que na primeira compra desse cliente vocês deixem de ganhar, é de grande interesse das empresas porque nas próximas compras vocês terão ganhos multiplicados.

“Uma empresa que não vira essa ‘chavinha’ de trazer gente nova para dentro, provavelmente fica para trás e sobra só a confusão do ‘Por quê tanta gente faz promoções em datas como essa?’. As operações mais inteligentes não estão preocupadas em lucrar na Black Friday, estão preocupadas em criar boas campanhas para que um cliente que não comprava ainda na empresa tome a decisão de compra na data.” – explica o Perina.

Então, logo no início de novembro é ideal que vocês, empresários e empresárias, já estejam com a conta na ponta do lápis de quanto de desconto ou qual ativação com brindes/bônus a sua empresa vai usar. Perceba que não estamos falando DAR o desconto porque como a equipe da Imersa bem explicou “Desconto não é dado, é usado – porque algo em troca sempre está em jogo e na Black Friday o que está em jogo é esse cliente usar o desconto para sentir que está tendo vantagem sobre a empresa, para que a empresa possa vender mais para ele ao longo do caminho. Já com uma estratégia pronta para a segunda venda”.

Então perguntamos sobre esta curva de retorno, e o que nos explicaram foi muito legal!

Se há um investimento no marketing + o custo do produto ou serviço que foi vendido e essa entrada do cliente acabar custando para empresa mais do que ela vai ganhar no início, registrar esse valor vendido e acompanhar as próximas compras desse cliente vai mostrar um gráfico em “J”, com uma curva que desce no início e que sobe para o positivo em seguida. E se essa visão estiver sendo contemplada desde o início, essa empresa vai conseguir extrair o máximo das suas estratégias e dos seus clientes ao longo do tempo.

Foto gráfico

Legenda da Imagem: Gráfico J-Curve, do portal Educa Meu Dinheiro “O que é Private Equity” por Carlos Felipe.

 

Em uma escala constante, o poder de uma boa estratégia e de um bom planejamento de marketing é quase intangível. E para cada modelo de negócio, uma estratégia diferente deve ser desenvolvida, testada e aplicada. O que mais aprendemos nessa conversa é que não existe caminho mágico para vencer as datas de fim de ano, existe plano e projeto bem-montado.

E aí, gostaram? Estão prontos para o fim do ano?

É isso o que a Imersa oferece. Eles não são uma agência de marketing, eles são especialistas na Implantação e no Tráfego para que a sua empresa possa caminhar sozinha. Os projetos têm começo, meio e fim (a Implantação, por exemplo, acontece inteira dentro de 90 dias). Para quem estiver curioso, procurem suas redes @imersa ou acesso o site www.imersa.com.br para encontrar mais informações sobre seu trabalho com tráfego pago e a implantação do marketing que inclui site, rede social, tráfego, avaliações do google, foto/vídeo profissional, treinamento das atendentes para que seus leads dos anúncios não sejam desperdiçados e, por fim, um planejamento feito com pesquisa e por especialistas para colocar em prática todas essas estratégias.

Tem uma surpresa também.

Separamos um cupom para vocês também, chamando-os no número (19) 98943-1041 e dizendo que você conheceu a empresa pela matéria do Comando Indaiatuba, você recebe 10% de desconto no seu primeiro projeto.

Foto complementar 2