Prêmio Cultura Hip-Hop recebe inscrições até a próxima segunda-feira (17/11)

Serão selecionados artistas ou grupos nas categorias MC, DJ, Breaking e Graffiti
A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que estão abertas as inscrições para o Prêmio Cultura Hip-Hop, uma mostra cultural que visa celebrar a potência do hip hop como movimento cultural, artístico e social. Podem participar pessoas a partir de 15 anos de idade e residentes em Indaiatuba, nas categorias DJing, MCing, Breaking e Graffiti. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal da Secretaria Municipal de Cultura – cultura.indaiatuba.sp.gov.br até segunda-feira (17/11). O evento de premiação será realizado no dia 20 de novembro, a partir das 9h, no CEU – Centro de Esportes e Artes Unificados, no Jardim São Conrado.
O objetivo é difundir a cultura Hip-Hop no município, abrangendo seus diversos elementos e incentivar a produção artística e cultural local.
A relação de documentos necessários para a inscrição está disponível no edital publicado nesta quinta-feira (13/11) na Imprensa Oficial do Município. Não haverá ranking ou competição. A Serão selecionados até quatro artistas ou grupos por categoria, totalizando 16 participantes, todos com direito à premiação em dinheiro, no valor de R$ 1.138,00. Não haverá ranking ou competição e a seleção dos inscritos será realizada pela própria Secretaria Municipal de Cultura com profissionais da área de cultura urbana/hip hop.
Entende-se por Cultura Hip-Hop um movimento cultural e artístico que surgiu nas comunidades afro-americanas e latinas do Bronx, em Nova York, na década de 1970. É composta por quatro elementos principais que se interligam e se complementam, expressando a criatividade, a identidade e a resistência de seus praticantes. Esses elementos são: DJing, MCing, Breaking e Graffiti.
DJing: A arte de manipular discos de vinil em toca-discos para criar novas músicas, batidas e sons. O DJ é o responsável por selecionar e mixar as músicas, utilizando técnicas como o scratch e o beat juggling para animar as festas e batalhas, sendo a espinha dorsal sonora do Hip Hop.
MCing (Mestre de Cerimônias): A arte de rimar e cantar sobre as batidas criadas pelo DJ. O MC é o porta-voz da cultura Hip Hop, utilizando a palavra para expressar ideias, contar histórias, fazer críticas sociais e interagir com o público. É a voz que dá vida à música e transmite a mensagem do movimento.
Breaking (B-boying/B-girling): Uma forma de dança de rua altamente acrobática e estilizada, caracterizada por movimentos complexos no chão (footwork), giros (power moves), congelamentos (freezes) e poses (toprock). Os b-boys e b-girls expressam sua individualidade e energia através da dança, em batalhas ou apresentações.
Graffiti: A arte visual do Hip Hop, que consiste em criar desenhos, letras e tags em espaços públicos, geralmente com spray. O grafiteiro utiliza muros, trens e outras superfícies como tela para expressar sua criatividade, identidade e mensagens, transformando a paisagem urbana em uma galeria a céu aberto.
Serviço
Prêmio Cultura Hip-Hop
Inscrições até 17/11 pelo Portal da Cultura – cultura.indaiatuba.sp.gov.br
Premiação dia 20/11
Local: CEU – Centro de Esportes e Artes Unificado, rua Rua Jordalino Pietrobom, 1.300, Jardim São Conrado
9h – abertura e Graffiti
13h – apresentação de DJS
14h – Showcase de MCs
15h30 – Breaking
17h – Encerramento
Foto: Secom/PMI






