11º Salão de Artes Visuais revela artistas premiados e abre exposição no Casarão – Comando Notícia
CidadesCulturaIndaiatuba

11º Salão de Artes Visuais revela artistas premiados e abre exposição no Casarão

Exposição casarão pau preto

A exposição já está disponível para visitação e acontece até dia 31 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na noite desta segunda-feira (01/12) a premiação do 11º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba, no Casarão Cultural Pau Preto. O evento reuniu artistas, convidados e representantes do setor cultural para celebrar a diversidade e a força da produção artística local e regional.

  • Museu da água

A comissão avaliadora, formada por Jacqueline Mouradian GdikianJoão Victor Rossetti Brancato e Celso Luiz Falaschi, convidados pela Secretaria de Cultura, destacou a qualidade técnica das obras inscritas e reforçou a relevância do Salão para o fortalecimento da cena cultural. Segundo os jurados, a edição apresentou grande diversidade estética, com atenção especial ao conjunto de trabalhos em fotografia, que se sobressaiu pela riqueza de soluções visuais e narrativas.

O 11º Salão de Artes Visuais contemplou cinco categorias, que valorizam a pluralidade artística: Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura e Pintura, além de Menções Honrosas concedidas aos artistas de destaque. Confira os premiados:

DESENHO

1º Lugar: Fim da Aventura Humana na Terra – 1 e 2
Autora: Natália Yulika Murakami

2º Lugar: Cuidado em Larga Escala – estudo nº 2
Autora: Amanda Cinti Emiliano

3º Lugar: Brasil Vivo
Autora: Miriam Raquel Ricieri

Menções Honrosas:
Da série DNA: Angelina e suas filhas bordadeiras – Kenia Marli De Angeli
Terry Crews – Walter Caldeira

ESCULTURA

1º Lugar: Crônicas do Coração
Autora: Elisa Faccin Toledo

2º Lugar: Regeneração
Autora: Iara Tedeschi Novais


FOTOGRAFIA

1º Lugar: Imensidão / Litoral Norte / Praia Milagres
Autor: José Airton Parra Sobreira

2º Lugar: Da série fotográfica Reverberos: Reverbero 1/2/3
Autora: Kenia Marli de Angeli

3º Lugar: Não Paisagens
Autora: Paula Zwicker da Rocha

Menções Honrosas:
Atenção Minorias – Alex Flávio Guimarães
Circo dos Sonhos – Paulo Rogério Preto
Half Pipe MIR-1b – Rafael Riekes Barauna


GRAVURA

1º Lugar: Mente Fecunda / Natureza
Autor: Mario Aldo Carramanhos Barnabé

2º Lugar: Homem Caranguejo
Autor: Alex Flávio Guimarães


PINTURA

1º Lugar: O Sonho da Aranha é o Pesadelo da Borboleta
Autor: Bruno Leite Barnabé

2º Lugar: Impressões do Meu Pai / Luzinhas
Autor: Francisco Suzanito Guimarães Freitas Junior

3º Lugar: Você Coloriu Minha Vida
Autora: Elisa Faccin Toledo

Menções Honrosas:
Ancestralidade – Denise de Carvalho Censi Higa
• Indo prá Festa – Franciele Bezerra da Silva
• Chaplin / Marilyn / Zendaya – Walter Caldeira

A seleção e premiação das obras foram conduzida por profissionais reconhecidos no meio cultural como Celso Luiz Falaschi – produtor musical e arte-terapeuta, Jacqueline Mouradian Gdikian – museóloga e curadora e João Victor Rossetti Brancato – doutor em História da Arte pela Unicamp e pesquisador.

A secretária de Cultura, Tânia Castanho, ressaltou ainda que o Salão de Artes Visuais passará a homenagear, anualmente, artistas cuja trajetória tenha contribuído de forma significativa para o cenário cultural da cidade. Em 2026, o evento levará o nome de Bira Toledo, artista plástico conhecido por transformar materiais recicláveis em peças únicas, criando verdadeiras esculturas que revelam sensibilidade e consciência ambiental. Suas obras já ocuparam espaços importantes, como a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e o Museu da Água, além de integrarem projetos educativos ao lado de estudantes da rede municipal, utilizando técnicas sustentáveis como a tinta ecológica de terra. Autodidata, Bira desenvolveu desde a infância o hábito de reunir objetos descartados para construir maquetes — um gesto lúdico que amadureceu ao longo dos anos e se consolidou como expressão artística autêntica e profundamente ligada à identidade de Indaiatuba.

Com mais uma edição concluída, o Salão reafirma seu papel como espaço de encontro e experimentação, fortalecendo o vínculo entre artistas, público e instituições culturais. A mostra premiada agora segue aberta à visitação, até o dia 31 de janeiro de 2026, permitindo que a comunidade conheça de perto a diversidade de linguagens e o talento dos criadores que integram esta edição.

Serviço:

Exposição 11º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba

Aberta para visitação até 31 de janeiro de 2026

Horários: Terça a quinta-feira das 9h às 20h

Sexta-feira e Sábado das 9h às 17h

Domingo e Feriados das 9h às 12h

Segunda-feira – fechado
Local: Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss/Casarão Cultural Pau Preto

Rua Pedro de Toledo, 477 – Centro