
Delegação de Indaiatuba entra na disputa com, aproximadamente, 250 atletas em 27 modalidades
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Esportes, participará da 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horário Baby Barioni”, que será realizada entre os dias 10 e 20 de dezembro, em Ribeirão Preto. Considerada a competição esportiva mais tradicional do Estado de São Paulo, a edição deste ano reunirá 169 municípios, quase 30 modalidades esportivas e milhares de atletas, técnicos e torcedores.
Indaiatuba marcará presença expressiva na disputa: serão aproximadamente 250 atletas representando a cidade em 27 modalidades. A delegação segue confiante para manter e superar o desempenho do ano anterior — em 2024, os Jogos Abertos aconteceram em São José do Rio Preto e o município conquistou o 7º lugar no quadro geral, resultado que impulsiona a busca por uma posição ainda melhor ou até mesmo um lugar no pódio nesta edição.
O secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, destaca a evolução da equipe e a garra dos atletas indaiatubanos: “O competitivo está cada vez mais forte e vamos para os Jogos Abertos com muita determinação. Sabemos do alto nível da competição e estamos preparados para representar Indaiatuba com muito orgulho e empenho.”
Para o Coordenador do Esporte Competitivo da Secretaria de Esportes, Leonardo Reche Gomes, o evento representa um grande desafio, que exige preparo técnico e também postura exemplar: “Os Jogos Abertos é sempre um desafio muito grande para nossos atletas, pois eles enfrentam adversários fortíssimos, alguns até de nível olímpico. Nossa expectativa é ir e representar da melhor forma possível a nossa cidade, não somente em resultados, mas em postura e organização. Mostrando sempre para todos o quanto Indaiatuba é uma referência no esporte.”
A edição deste ano contará ainda com o suporte logístico das cidades vizinhas de Serrana, Sertãozinho e Brodowski, que auxiliarão na recepção das delegações e na infraestrutura necessária para garantir o sucesso da competição.
Com tradição, investimento e planejamento, Indaiatuba segue firme em sua trajetória esportiva e mais uma vez entra nos Jogos Abertos com o objetivo de representar o município entre as principais forças do esporte paulista.
Histórico – Os Jogos Abertos do Interior também são conhecidos pelo nome de Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, criador da competição. Ele foi jogador de basquete do Palestra Itália nas décadas de 1920 e 1930. A primeira edição aconteceu em 1936 com a participação de apenas seis cidades e apenas a modalidade de basquete. A competição foi realizada na cidade de Monte Alto e como curiosidade contou com a participação de uma cidade mineira: Uberlândia que foi a campeã e também sediou a competição em 1937, conquistando o bicampeonato.
Os primeiros registros de participação de Indaiatuba foi 1984 com o atleta de ciclismo Armando Camargo, na edição de Araçatuba.
Foto:Arquivo Eliandro Figueira GP/PMI







