Indaiatuba recebe certificação nacional pela eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B – Comando Notícia
CidadesIndaiatubasaúde

Indaiatuba recebe certificação nacional pela eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B

Certificado hiv sifilis hepatite indaiatuba

Município também conquistou o Selo Prata de Boas Práticas em cerimônia realizada pelo Ministério da Saúde, em Brasília

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, através do departamento de Vigilância em Saúde, recebeu nesta quarta-feira (3/12), em Brasília, certificações nacionais pela eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, além do Selo Prata de Boas Práticas rumo à eliminação dessas condições. A entrega ocorreu em evento do Ministério da Saúde que reconheceu cinco estados e 50 municípios pelos avanços na prevenção e no cuidado materno-infantil.

  • Museu da água

A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Cristian Morales, reforçando a importância internacional desse reconhecimento.

O resultado é fruto do trabalho contínuo realizado pelo Programa Municipal de IST/HIV/AIDS de Indaiatuba, conduzido pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) / Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A equipe atingiu todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que incluem indicadores de diagnóstico, tratamento adequado, acompanhamento das gestantes e prevenção de novas infecções.

Os atendimentos do SAE acontecem no Hospital Dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo ações de prevenção, aconselhamento, testagem, diagnóstico e tratamento às pessoas vivendo com HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. O serviço também garante suporte integral às gestantes, prevenindo a transmissão vertical e assegurando o cuidado adequado às famílias.

Certificações Ministério da Saúde:

– ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV – Indaiatuba por ter alcançado, em seu território, a ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV, em consonância com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

– SELO PRATA DE BOAS PRÁTICAS RUMO À ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DA HEPATITE B – Indaiatuba por ter alcançado, em seu território, o SELO PRATA DE BOAS PRÁTICAS RUMO À ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DA HEPATITE B, em consonância com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

– SELO PRATA DE BOAS PRÁTICAS RUMO À ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DA SÍFILIS – Indaiatuba por ter alcançado, em seu território, o SELO PRATA DE BOAS PRÁTICAS RUMO À ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DA SÍFILIS, em consonância com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).