Serviço de resgate aeromédico do Comando de Aviação da PM passa a operar em Sorocaba

O Comando de Aviação da Polícia Militar já está operando o serviço de resgate aeromédico na região de Sorocaba, no interior de São Paulo. A aeronave, que também será utilizada em missões de policiamento, amplia a capacidade de resposta em situações de emergência e risco iminente nos 78 municípios do Comando de Policiamento do Interior 7.
O helicóptero fica na Base de Aviação de Sorocaba, instalada no aeroporto estadual Bertram Luiz Leopoldo. O serviço cobrirá um raio de aproximadamente 20 minutos de voo a partir da base, o equivalente a 67 quilômetros de distância. O tempo pode ser ampliado conforme a gravidade da ocorrência, como em locais de difícil acesso ou sem suporte avançado.
O acionamento pode ser realizado em casos de politraumatismo, acidentes de trânsito, ferroviário, metroviário e aeronáutico, desabamentos, explosões, afogamentos em curso, ocorrências com animais peçonhentos, vítimas de choque elétrico e de queimaduras superiores a 30%.
Além disso, também contempla vítimas de infarto com necessidade de transferência imediata, de acidente vascular cerebral (AVC), ocorrências com crianças sem possibilidade de tratamento especializado na região, complicações obstétricas com risco materno e tentativas de suicídio.
As vítimas atendidas poderão ser encaminhadas pela aeronave ao Hospital Regional de Sorocaba Doutor Adib Domingos Jatene, unidade de referência para atendimento de alta complexidade e trauma na região. O centro médico também possui heliponto e localização estratégica às margens da rodovia Raposo Tavares.
Estrutura
A aeronave é equipada com monitor e desfibrilador com oximetria, capnografia e pressão arterial não invasiva, ventilador mecânico microprocessado, aspirador, bombas de infusão e medicamentos específicos para sedação e analgesia. Também contará com materiais para procedimentos de emergência, como drenagem torácica, acesso à via aérea invasiva e partos complicados. Essa estrutura permite a estabilização das vítimas ainda durante o deslocamento, garantindo o socorro até a unidade hospitalar com melhores condições de tratamento.
A equipe a bordo é formada por médicos e enfermeiros especializados em suporte avançado de vida, treinados dentro das normas de segurança de voo operacional.
Com informações:SSP-SP



