
Um ônibus do transporte público de Campinas (SP) bateu e arrastou um carro após discutir com o motorista do veículo em um avenida no Loteamento Parque Centenário, na segunda-feira (15). O g1 teve acesso ao vídeo de uma câmera de monitoramento nesta terça (16).
O vídeo mostra que o automóvel está estacionado próximo à calçada na Av. Eduardo Alves de Lima. O ônibus da linha 410, ao fazer a curva, atinge a traseira do veículo.
Com a batida, o motorista do carro desce do veículo e inicia uma discussão com o condutor do ônibus
Segundo o boletim de ocorrência, o motorista do ônibus teria se irritado, engatado a ré e, em seguida, avançou contra o carro, arrastando-o por uma distância entre 30 e 50 metros.
O condutor do ônibus força o automóvel contra a guia, e consegue arrastá-lo. Não houve feridos.
Empresa será notificada
Responsável pela gestão do trânsito em Campinas, a Emdec informou que vai notificar o condutor do ônibus e a empresa responsável pela linha para prestar esclarecimentos sobre o caso.
A Cooperatas, cooperativa responsável pela linha 410, informou que os motoristas são obrigados a fazer o retorno em frente ao condomínio Abaeté e que há meses pedem à Emdec medidas para coibir o estacionamento irregular no local.
Segundo a cooperativa, o carro estava parado em local proibido para uma entrega por aplicativo e o motorista do ônibus solicitou a liberação da passagem. Como o pedido não foi atendido, “o condutor tentou a desobstrução da via da forma que pôde, o que causou danos materiais nos dois veículos”.
Ainda de acordo com a Cooperatas, ninguém ficou ferido e o ônibus está em manutenção, fora de operação. A cooperativa completou dizendo que vai avaliar a conduta do motorista, que pode ser demitido.
O motorista do automóvel afirmou que não estava estacionado, mas sim parado dentro do carro apenas tentando encontrar o endereço para uma entrega. Ele contou que estava com o rádio ligado e não percebeu quando o ônibus se aproximou.
Segundo um especialista em trânsito consultado pela EPTV, afiliada TV Globo, é preciso uma placa ou sinalização porque é proibido parar e estacionar mesmo que seja por alguns segundos no local próximo da esquina.
Sobre a sinalização no local, a Emdec informou que o projeto de readequação da sinalização viária na rua Eduardo Alves de Lima já foi elaborado e está inserido no cronograma de execução. “A readequação contempla melhorias para facilitar as manobras de circulação dos ônibus nos raios de curva. Haverá reposicionamento do ponto de ônibus e reforço na sinalização que proíbe o estacionamento no raio de curva”, diz.
Foto: Reprodução






