Secretaria da Saúde intensifica aplicação de larvicida biológico no combate ao Aedes aegypti – Comando Notícia
CidadesIndaiatuba

Secretaria da Saúde intensifica aplicação de larvicida biológico no combate ao Aedes aegypti

Larvicidas indaiatuba secom

Ação prioriza áreas mapeadas pelo Centro de Operações Contra a Dengue, reforça prevenção e amplia cuidado nos bairros

  • Museu da água

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba segue com a aplicação do larvicida biológico em regiões com maior presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é preventiva e busca reduzir a população do vetor antes do período sazonal de maior proliferação, e onde as armadilhas indicam um aumento de captura de ovos e mosquitos adultos.

O produto já está sendo aplicado em áreas mapeadas pelo Centro de Operações Contra a Dengue com o objetivo de impedir o surgimento de novas larvas e controlar a infestação antes do período de chuvas e do aumento da circulação viral.

Entre 27 de dezembro de 2025 e 8 de janeiro de 2026, a ação cobriu os bairros Jardim Morada do Sol, São Conrado, Teotônio Vilela, Vila Pires da Cunha, Núcleo Residencial Deolinda, Adamastor, Juscelino Kubitschek, Parque das Nações, Jardim Alice e Jardim Tancredo Neves, conforme indicativos das armadilhas de monitoramento, que registraram aumento na captura de ovos e mosquitos adultos nessas regiões.

A partir de 9 de janeiro, novos bairros serão contemplados até o final do mês, incluindo Jardim Cristina, Jardim Santiago, Vila Furlan, Jardim América, Jardim América, Castelo Branco, Parque Boa Esperança, Vila Vitória I e II, Cidade Nova I e II, Parque Tomaz de Aquino, Parque Tomaz de Aquino, Vila Georgina I e II, Vila Areal, Jardim Avai, Vila Regina, Jardim Dom Bosco, Jardim São Luiz I e II, Solar do Itamaracá e Vila Suíça. O cronograma pode sofrer ajustes, sem ordem fixa, e poderá ser estendido em caso de condições meteorológicas adversas.

A Saúde reforça que, além do trabalho em campo, o cuidado da população é essencial para eliminar recipientes com água parada. Em caso de denúncias de possíveis criadouros, os munícipes podem acionar o Centro de Operações Contra a Dengue pelo telefone 3816-6666, denunciar pelo site oficial da Prefeitura nas cartas aos usuários, em fale conosco, ou pelo 0800 770 770 2.

Foto: Secom/PMI