Secretário de Segurança Pública de São Paulo apresenta Smart Sampa a gestores municipais – Comando Notícia
CidadesPolíciaSão PauloTecnologia

Secretário de Segurança Pública de São Paulo apresenta Smart Sampa a gestores municipais

Monitoramento jundiai

Maior de Sistema de Monitoramento da América Latina é um dos destaques do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de São Paulo

  • Museu da água

Os resultados do maior sistema de monitoramento da América Latina, o Smart Sampa, serão apresentados a prefeitos, gestores e servidores que participam no dia 05 de fevereiro em Ribeirão Pires, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de São Paulo. O Secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, é um dos convidados do evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que acontece na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP).

A iniciativa, que já conta com mais de 31 mil câmeras integradas a uma plataforma de inteligência artificial, vem transformando a forma com que a cidade atua na prevenção da criminalidade e na resposta a emergências.

Segundo Morando, em entrevista à Rede Cidade Digital, o Smart Sampa reúne monitoramento em tempo real feito por 400 agentes da GCM, integração com a SPTrans, CET, Defesa Civil e Polícia Civil, além de um banco de dados com informações sobre foragidos, desaparecidos, veículos furtados e procurados pela Justiça. Desde a sua implementação, o programa já contribuiu para a redução de 30% nos furtos na capital.

Além do Secretário de Segurança Pública da capital, participam do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes o Coordenador de Programas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Sirlei Gonçalves, que apresenta o Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (PATEM), o Secretário de Inovação e Tecnologia de Barueri, Randal Silva, o Prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, e o Prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani.

O encontro reunirá prefeitos, gestores, vereadores, servidores públicos, empresas de tecnologia e universidades para debater soluções digitais e compartilhar boas práticas de inovação. As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e membros de entidades, e podem ser feitas pelo site: sympla.com.br/rcd.  “O objetivo é promover a troca de experiências e fornecer subsídios que possam auxiliar as Prefeituras na construção de cidades inteligentes. No evento vamos conhecer como diversas cidades usam a tecnologia para reduzir custos e tornar o atendimento mais próximo e eficaz para o cidadão”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Além do compartilhamento de experiências bem-sucedidas nos municípios, o Fórum contará com a participação de empresas que apresentam ferramentas e soluções tecnológicos, entre elas a Master Tecnologias, Techdengue, OrçaFascio, Instar, App Cidades e Geopixel.
 

Com informações: Rede Cidade Digital

Foto: Ilustrativa-Prefeitura de Jundiaí