Alertas da Prefeitura no Waze influenciaram mais de 230 mil percursos em quatro meses – Comando Notícia
CidadesIndaiatubaTecnologia

Alertas da Prefeitura no Waze influenciaram mais de 230 mil percursos em quatro meses

Waze indaiatuba luan pmi

Município compartilha e recebe informações que afetem a mobilidade urbana, em tempo real

  • Museu da água

 

Mais de 230 mil percursos foram impactados pelos alertas da Secretaria de Mobilidade Urbana inseridos no aplicativo de navegação Waze. Os números foram mapeados a partir de outubro de 2025, quando a Prefeitura de Indaiatuba foi integrada ao sistema Waze for Cities. A parceria permite ao município compartilhar e receber informações e ocorrências que afetem a mobilidade urbana, em tempo real.

Com o sistema integrado ao Waze a Prefeitura pode adicionar interdições de rua para a realização de obras ou eventos públicos, vias obstruídas por ocorrências de intempéries, problemas em semáforos, entre outras ocorrências. Isso ajuda os motoristas a buscarem caminhos alternativos por meio das rotas mais rápidas e seguras traçadas pelo aplicativo.

O munícipe também pode contribuir, reportando alertas ao Waze, como buracos na via, semáforos quebrados, carros parados, algum tipo de acidente e até os congestionamentos incomuns, por exemplo. Essas informações chegarão à sala de controle da Secretaria de Mobilidade Urbana, permitindo ações mais rápidas e assertivas sobre infraestrutura e gestão do trânsito.

A parceria ainda possibilita capacitações sobre as inovação e funcionalidades do sistema para o município, atendendo a proposta da Administração Municipal de utilizar cada vez mais tecnologias avançadas para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Nesta semana, representantes da Secretaria de Mobilidade participaram do evento Mobilidade Smart: Waze for Cities, na sede do Google em São Paulo.

 

Foto: Secom/PMI