
Com as chuvas dos últimos dias, o Rio Capivari voltou a transbordar em Monte Mor (SP) e atingiu, na manhã desta quarta-feira (11), 2,42 metros no ponto de medição — 42 centímetros acima da cota de transbordamento – segundo a Defesa Civil. Os bairros Chácaras Recreio Pindorama e Chácaras Recreio Planalto têm vias alagadas.
A Defesa Civil apontou que o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 29,9 mm, registrado na Estação Santa Cruz. O órgão orienta que a população evite áreas alagadas e, em caso de emergência, procure os canais oficiais.
Nove pessoas ficaram desalojadas, nesta terça-feira (10), por conta de um alagamento na Rua Tereza Lobo, no bairro Chácaras Recreio Pindorama. A família foi retirada de casa por precaução e está abrigada com parentes. Não houve feridos. A Defesa Civil informou que segue monitorando a situação e prestando auxílio aos afetados.
Segundo a prefeitura de Monte Mor, equipes realizam a entrega de cestas básicas, colchões e kits de limpeza às famílias afetadas. Não há famílias em abrigo público. Nas chácaras onde as entregas estão sendo feitas, nenhuma família deixou a residência até o momento.
Decreto de emergência
A prefeitura de Monte Mor decretou situação de emergência pelas chuvas intensas no dia 28 de janeiro. O decreto tem vigência de 180 dias e permite que a cidade adote medidas administrativas para garantir atendimento rápido à população.
De acordo com o decreto, o volume de chuva registrado foi considerado anormal e inédito. Foram 70,3 milímetros em apenas 40 minutos e 86 milímetros no acumulado de 24 horas, provocando alagamentos em vias públicas e residências, queda de árvores, danos em pontes e pontilhões, com maior impacto na região central.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/K/6/qYTUMpTROCk7OMuiA6Ag/monte-mor.png)
Imagem de arquivo mostra alagamento na Vila Farid Callil em 30 de janeiro, em Monte Mor (SP). — Foto: Bianca Rosa/EPTV
Foto: Reprodução EPTV







