Volta para a natureza onça parda resgatada numa armadilha de laço de aço em Bragança Paulista – Comando Notícia
Cidades

Volta para a natureza onça parda resgatada numa armadilha de laço de aço em Bragança Paulista

Onça bragança paulista 2

Uma onça parda foi reintegrada à natureza nesta quinta-feira (30), depois de um longo período de tratamento, recuperação e reabilitação na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí. A equipe da Mata Ciliar resgatou a onça parda numa armadilha de caça, feita com cabo de aço, em Bragança Paulista. O animal, um macho adulto, teve uma lesão extensa e profunda na região da cintura. Os procedimentos de emergência foram realizados ainda no local do resgate, com o apoio da Polícia Militar Ambiental.  

  • Comando notícias 700 x 350 px

Ela foi trazida para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Mata Ciliar, em Jundiaí, onde todos os esforços foram empreendidos para sua recuperação. Depois de consolidada a cicatrização, o animal foi transferido para um recinto com espaço para exercitar-se e estimular os instintos naturais. Na última fase do processo de reabilitação, a onça foi transferida para um recinto ainda maior na Mata Ciliar, onde a equipe pode avaliar se o comportamento natural apresentado seria suficiente para que pudesse voltar ao seu habitat.  

A onça parda (puma concolor) está incluída na categoria de “quase ameaçada” na lista de Risco de Extinção da Fauna Brasileira, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (novembro/2019). É o segundo maior felino das Américas e está presente em quase todos Estados brasileiros. A caça é um dos fatores para a diminuição da população desta espécie, além da fragmentação do habitat e de atropelamentos. 

A operação de soltura da onça parda contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Meio Ambiente de Bragança Paulista. 

A atenção à fauna silvestre é uma das frentes de trabalho do Projeto De Olho nos Rios (@projetodeolhonosrios ), uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a @petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que visa a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, fauna e flora em 17 municípios do Circuito das Águas, Sistema Cantareira, Região Bragantina e de Campinas. 

Onça bragança paulista 2

Com informações: Comunicação Mata Ciliar