Os alunos da Rede Municipal de Indaiatuba iniciaram o processo de avaliação de desempenho. De 16 a 27 de outubro os alunos da Educação Infantil passarão pela Amda final (Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno), serão 2.420 alunos da etapa II que serão avaliados. Nos dias 24 e 25 de outubro 2.495 alunos do 5º ano farão a Prova Brasil, essa avaliação que gera o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e por fim de 7 a 10 de novembro os 12.630 alunos do Ensino Fundamental farão a Amda final.
A Amda é uma avaliação externa da Rede Municipal aplicada para todos os anos do Ensino Fundamental, por amostra na Avaliação Diagnóstica da Educação Infantil e para todos os alunos da Etapa II na Avaliação Final. Ela é dividida em “Avaliação Diagnóstica”, que acontece no início do ano e tem por objetivo mapear em que momento da aprendizagem o aluno se encontra, e “Avaliação Final” que acontece nos meses de outubro e novembro e com objetivo de verificar se o aluno atingiu os objetivos propostos para cada ano ou etapa.
As disciplinas avaliadas são: Língua Portuguesa e Matemática do 1° ao 5° ano e EJA, Linguagem Oral e Escrita e Matemática para a Educação Infantil/Pré-escola. Os resultados desta avaliação combinados com a taxa de aprovação serão utilizados para o cálculo do IDEMI – Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal de Indaiatuba.
Os resultados das avaliações são disponibilizados no Sistema Saber, através de relatórios para todos os professores e gestores das unidades escolares, bem como para a equipe técnica da secretaria, a fim de fornecer indicadores que possam direcionar as práticas pedagógicas.
PROVA BRASIL
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados nos quintos do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Crédito: Eliandro Figueira RIC/PMI