Polícia apreende aves por maus-tratos e aplica multa de R$ 30 mil a homem em Hortolândia

A Polícia Militar Ambiental (PMAmb) apreendeu, nesta segunda-feira (22), nove aves por maus-tratos e aplicou multa de R$ 30,5 mil a um homem no Jardim Amanda, em Hortolândia (SP). De acordo com a corporação, o infrator não tinha autorização ou licença para manter os animais em cativeiro.
A fiscalização foi motivada por uma denúncia anônima sobre pássaros em cativeiro. Ao chegar no local, os agentes encontraram as aves em condições inadequadas de bem-estar, com recipientes de água sujos, ausência de alimentação em alguns viveiros e acúmulo excessivo de fezes.
Além disso, os animais precisam de uma autorização ou uma licença para serem mantidos em cativeiro, o que o homem não tinha. Ao todo, nove aves foram apreendidas:
- Um papagaio;
- Dois sabiás-laranjeira;
- Duas aves da espécie “encontro”;
- Um pássaro-preto;
- Um coleirinho;
- Dois canários-do-reino, considerados espécie exótica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/B/k/gvN34nRyqRe5HiEUVCeQ/copia-de-rubem-alves-vestibular.png)
Animais ficavam pendurados em gaiolas na casa — Foto: Polícia Militar Ambiental
O infrator foi autuado e recebeu multa de R$ 30,5 mil. Ele ainda responderá por maus-tratos à fauna silvestre e pela manutenção em cativeiro de espécimes da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental competente.
As aves apreendidas foram destinadas a um instituto em Limeira (SP) para cuidados e providências cabíveis.






