SALTO – A Prefeitura apresentou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (19), uma nova unidade da Guarda Civil Municipal: o Grupamento de Pronto Emprego (GPE), que já está à disposição da população saltense. O evento contou com a participação do Prefeito, Geraldo Garcia (PP), do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, do presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, além de outras autoridades de Salto e região.
O GPE é um grupo tático, de operações especiais, composto por 20 guardas municipais, que entrará em ação quando ocorrerem episódios de grande aglomeração pública, tumultos e eventos previamente marcados, como por exemplo, carnaval, Natal, atos cívicos e competições esportivas. Além disso, esses guardas municipais estarão mais protegidos, pois usarão equipamentos como capacetes, protetores de pernas e braços, escudos e gás lacrimogênio.
O grupamento também tem uma viatura de deslocamento, que é um micro-ônibus, que estava parado na garagem da Prefeitura e foi totalmente adaptado pelos próprios guardas.
Essa unidade passou por uma série de treinamentos e capacitações, inclusive o curso de Operação de Controle de Distúrbios (OCD), realizado no Quartel de Itu, em conjunto com a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
Para o diretor da Guarda Municipal, Márcio Paludetto, esse grupamento era mais do que necessário para a segurança da cidade e dos Guardas Municipais. “É um grupamento criado para atender as necessidades da população, além disso, estamos cuidando da proteção e segurança dos nossos GCMs. Algo fundamental, que mostra o desenvolvimento da nossa Guarda”, disse Paludetto, completando que os guardas que integrarão GPE continuarão com outras capacitações, inclusive um curso que já está agendado junto à GCM de Campinas.
Também estiveram presentes na apresentação os vereadores Edemilson Santos, José Benedito Carvalho (Macaia) e Vinícius Saudino. O secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, foi outro a prestigiar a apresentação, ao lado do capitão da Polícia Militar de Salto, Rubens Gomes da Silva.
Parceria com Indaiatuba
O secretário de Governo de Salto, Gilmar Mazetto, aproveitou a oportunidade para falar sobre as tratativas já iniciadas para uma parceria com Indaiatuba em dois trabalhos. Os secretários das duas cidades estão elaborando projeto para a integração entre as GCMs das duas cidades. Além disso, existe a discussão já adiantada com o objetivo de fazer o monitoramento por câmeras dos limites territoriais de Salto e Indaiatuba.
Investimentos na Guarda
Assim que a atual administração assumiu, foram necessárias várias ações junto à Guarda Municipal, tanto estruturais, quanto na aquisição de equipamentos. Uma vez que, o prédio da sede da Guarda Civil Municipal foi encontrado deteriorado, além da falta de munições, de talões para registro de ocorrência, de recurso de multa, o canil em completo estado de abandono, com os cães estavam doentes, falta de documentos de contratos ainda em vigor, academia abandonada com os equipamentos quebrados, enfim uma situação que não condizia que a deixada no ano de 2012.
Vale lembrar também sobre a banda, criada por decreto, cujos instrumentos não foram mais encontrados. Sistema de digitalização de ocorrências inoperante; o grupo Anjos da Vida estava sem atuar; havia o patrulhamento com motocicletas, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que foi desativada, restando cinco motocicletas, das quais três estavam em estado de sucata; arquivo morto com caixas e papéis esparramados; não havia controle de manutenção das viaturas alugadas; armário do vestiário amassado e enferrujado; sistema de pastas dos arquivos desarranjadas; falta de armamento, tendo em vista o aumento do efetivo.
Desde então, foram feitos alguns investimentos e, graças ao trabalho voluntário de alguns guardas municipais, foram realizadas diversas ações.
Foto: divulgação