CidadesCultura

Fest Fusca reúne fãs no Pavilhão da Viber

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – A terceira edição do Fest Fusca foi realizada neste final de semana no Pavilhão da Viber, organizada pelo Mustela Volks Friends. Fãs de um dos carros mais tradicionais do País visitaram o local, tiraram fotos e contaram histórias. [veja todas as fotos ao final do texto]

Um dos carros expostos foi o Juca. Isso, mesmo, o fusca 1965 se chama Juca. O dono, Renan Alemão, falou sobre este personagem. “Não sei exatamente porque ele se chama assim, mas uma coisa é certa: este carro tem personalidade. Quando eu quero ir em um lugar e ele não quer, ele não liga, simplesmente”, conta.

O Juca tem o estilo rat look, que preserva a “carcaça” original. “O motor é totalmente novo, os freios, suspensão. Mas este estilo rat look tem como base deixar a lataria porque aquilo é a história do carro”, diz. “Muita gente gosta, mas outros criticam o estilo. Por outro lado, muitos elogiam e gostam, porque é diferente, aí acham bonito.”

WhatsApp Image 2017-10-29 at 21.04.22

O fusca mais velho do local era um do ano de 1955. Eduardo Cataldi, o dono, falou ao Comando Notícia. “Estou com 53 anos e tenho fuscas desde os 18 anos”, revela. “Eu mesmo que cuido daquilo que sei”, prossegue. Um dos carros dele já foi até alugado para a novela “Caminho das Índias”, da Globo. Quanto custa? “Já me ofereceram até R$ 120 mil por ele e eu não vendi”, encerra.

Não só de fuscas viveu o evento. Também estavam presentes donos de outros modelos, como o pessoal do Clube de Kombi Indaiatuba. “Essa paixão vem desde pequeno, é uma paixão VW, tenho ela [a kombi] há dois anos, mas ainda estou reformando”, afirma Marco Antonio Galbino. “Eu até tenho outro carro, mas não tem graça. Os atuais tem muito plástico e a Kombi é lata, motor a ar, é diferente, é uma paixão mundial”, diz.

Fotos: Hugo Antoneli Junior/Arnaldo Gonçalves/Comando Notícia