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Sucesso para empreender depende da escolha do segmento, diz especialista ao CN

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Não existe momento certo para empreender e, sim, segmento certo. Esta é a opinião da doutora em administração e diretora da faculdade Anhanguera, Miriane de Almeida Fernandes. A especialista em empreendedorismo dá dicas para os leitores do Comando Notícia começarem (ou salvarem) o negócio em 2018.

“O sucesso para empreender está na escolha da área. O mais importante é manter-se atualizado sobre as necessidades da sociedade ou de um grupo. São essas necessidades que auxiliam na identificação dos produtos ou dos serviços que vão ser ofertados. Obviamente, o visionário consegue antecipar essas necessidades e com isso, ter mais sucesso em seu empreendimento”, diz.

E como saber se o negócio que você quer começar vai dar certo? Ela dá vários caminhos. “É possível consultar família, amigos, pessoas mais próximas, sem, contudo, divulgar integralmente a ideia. Muitas vezes, desta análise saem muitas outras possibilidades que complementam a ideia original. Conhecer o público-alvo, se há concorrentes, fornecedores para implementar o negócio são atividades primordiais para o sucesso, por isso, é importante saber antes se terá condições de executar esse empreendimento”, afirma.

Por outro lado, alguns sinais claros podem inviabilizar ou jogar uma “pá de cal” no negócio. “Se ao diagnosticar que haverá qualquer impedimento para a execução do sonho do próprio negócio, melhor nem tentar começar. Um exemplo clássico, é de casos de empreendimentos nem saírem do papel porque os insumos utilizados nos produtos, apenas um fornecedor atende, o que pode inviabilizar o projeto. Por isso é importante conhecer integralmente as fragilidades e as oportunidades. Uma ferramenta muito útil é a Análise Swot, pela qual pode conhecer as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio. Qualquer empreendimento necessita de planejamentos estratégico e financeiro”, opina.

Dicas para amenizar a crise

Apesar de, para muitos, a crise estar passando, do outro lado, comerciantes sofrem com os problemas econômicos do País. A especialista dá dicas de atitudes que podem ser adotadas. “É importante entender que a crise é passageira. Algumas demoram mais para passar, mas todas são temporárias. Empresários precisam ser criativos para passar por esses períodos turbulentos. Gestores assumem riscos diariamente: há concorrência, existe inadimplência. Por isso, é importante tentar trazer soluções imediatas para manter o equilíbrio das contas e do time”, diz.

“Seria como um treinamento de brigadistas. Eventualmente passamos por isso para saber o que fazer quando, de fato, acontecer um incêndio. A ideia seria ter em mãos um manual para “tempos de crise”. Uma cartilha para definir o que fazer, mas principalmente o que não fazer”, afirma.

Diminuir os gastos é sempre bem vindo. “É importante ter uma visão geral do negócio, ter tudo planilhado. É necessário conhecer de fato todos os processos da organização. Se possível, também é importante contratar uma empresa especializada em otimização de processos. A eficiência traz melhores resultados. Mas se for necessário reduzir os gastos cada gestor deve buscar novas alternativas que possam substituir processos, tornando-os mais baratos, sem, contudo, afetar a qualidade do serviço/produto que oferta.”

Encerrando, ela afirma que a diversificação do mercado está entre os segredos para agregar o negócio. “As organizações podem aumentar suas rentabilidades agregando valor aos produtos ou serviços já oferecidos, mas com novos detalhes, tais como atendimentos personalizados, produtos customizados, entre outras tantas possibilidades”, finaliza.

foto: divulgação