Política

Última sessão da Câmara aprova orçamento 2018 e mais 10 projetos

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – A última sessão da Câmara de vereadores do ano teve a aprovação de 11 projetos, todos vindos da Prefeitura e a maioria sobre a transposição de verbas para entidades. O Legislativo encerra as sessões e só retorna em fevereiro. Saiba tudo sobre a briga de dois vereadores na coluna “Curtas Comando” abaixo.

Dentre os projetos votados, os mais importantes foram o Orçamento do Município para o ano que vem, que teve quatro emendas da oposição; a criação do Plano Municipal de Turismo e da criação e assistência à saúde dos servidores através da Seprev.

Um requerimento do vereador Ricardo França (PRP) pedindo informações sobre locais que coletam exames de sangue. A solicitação teve o pedido de vistas do líder do governo, Cebolinha (PMDB), até a próxima sessão, no ano que vem, aprovado.

IMG_0224

Curtas Comando

Climão

Tem dois vereadores da base do governo que não estão se olhando na cara. Nem se cumprimentando. Nem com vontade de fazer as pazes. Pelo menos é o que garantem diversos assessores que conversaram com o Comando Notícia.

Zap Zap

Tudo começou em um grupo do partido no WhatsApp. Um dos vereadores teria feito piadas com o outro – que revidou com xingamentos bem pesados. O clima ficou péssimo entre os dois e as conversas não acontecem. Todos falam entre si, inclusive assessores, mas os dois não se falam…

Pazes

Ainda não tem clima para fazer as pazes, mas pessoas que convivem com os dois dizem que isso pode acontecer quando a poeira baixar. Sorte que agora vem as férias.

Férias?

Apesar de não ter mais sessão, o expediente na Câmara segue normalmente nos gabinetes. Mas sessão mesmo só a partir de fevereiro, dia 19. Praticamente dois meses de “férias”, contando com as de julho, três.

Primeira-dama

A esposa do prefeito Nilson Gaspar (PMDB), Tania Castanho, foi uma das homenageadas por moções na última sessão do ano. Ela foi uma das responsáveis pela Parada de Natal, realizada nos últimos dois finais de semana. A moção foi dada pelo vereador Pepo (PMDB). Edgar Farias Rampazzo, também responsável pelo evento, foi outro que recebeu moção.

Atleta frustrado

O vereador Cebolinha (PMDB) apresentou moção para as atletas: Gabriela Tavaes, Giovanna Maximiano Lopes e Daniela Milani. Falou que é muito fã de halterofilismo, tanto que queria ser atleta deste esporte e não conseguiu, arrancando risadas de quem estava no plenário.

Erro de digitação

Um erro de digitação na pauta da sessão causou confusão. Um projeto que estava na primeira votação estava escrito como “segunda votação”. E como não haverá outra sessão até fevereiro, ele ficaria parado.  Por isso a sessão foi suspensa por dois minutos e os vereadores se reuniram na mesa. Foi votado um requerimento de urgência e o projeto passou.

Palavra “presa”

A palavra-livre, momento em que os vereadores podem falar sobre assuntos que não estão na pauta praticamente “morreram” neste segundo semestre. Em outras legislaturas, os vereadores usavam o uso da palavra para comentar temas tratados pela imprensa na semana, mas agora, acabou a sessão, acabou mesmo.

IMG_0235

fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia