Cidades

Salto é a 7ª e Indaiatuba 26ª no ranking município VerdeAzul

Indaiatuba conquistou a 26ª posição no Ranking Ambiental Paulista de 2017 do Programa Município VerdeAzul (PMVA) promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A cidade somou 84,53 pontos na etapa final da certificação e subiu 17 posições no ranking comparado a 2016, quando ficou em 43º lugar. Na diretiva Qualidade do Ar o município ficou com a primeira colocação. Este ano apenas 48 municípios conseguiram o selo.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) Indaiatuba ocupa a sexta colocação no ranking, atrás apenas de Campinas, Americana, Itatiba, Jaguariúna e Holambra. Além da primeira colocação em Qualidade do Ar, a cidade também ficou entre as dez melhores do Estado em outras duas diretivas: 2ª em Resíduos Sólidos e 10ª em Educação Ambiental.

DSC_0489-001

Salto alcançou o 7º lugar. O resultado representa um avanço de 12 posições em relação ao ano anterior, quando ficou em 19º. Este foi o maior avanço na área de meio ambiente já conquistado por Salto em toda a história. O município atingiu 91,01 pontos e ficou uma posição à frente de Itu, que garantiu o 8º lugar, enquanto Indaiatuba obteve o 26º lugar. A divulgação foi feita na tarde de quarta-feira (13), durante cerimônia de comemoração dos 10 anos do Programa.

Nessa décima edição do ranking, o critério de avaliação do Programa Município VerdeAzul teve algumas mudanças. A classificação passou a ser feita em três etapas anuais entre todas as cidades do Estado de São Paulo, sendo a primeira no mês de junho, a segunda em setembro e a etapa final em dezembro.

002

Na primeira etapa participaram 625 municípios e foram eliminados aqueles que não conseguiram atingir 25 pontos. Indaiatuba obteve 61,13 pontos nessa etapa, que foi divulgada em junho. Na segunda pré-classificação do ranking do Programa Município VerdeAzul, divulgada em setembro, a cidade subiu para 64,69 pontos, apresentando uma evolução de 5,82%. Para a certificação final, divulgada quarta-feira, os municípios precisaram somar o mínimo de 80 pontos. Indaiatuba somou 84,53 pontos.

O IAA (Indicador de Avaliação Ambiental) é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios.

fotos: Giuliano Miranda/ Lincoln Franco/Prefeitura Salto