INDAIATUBA – Seis municípios assinaram nesta quarta-feira (17) uma integração entre as Guardas Municipais. Ao todo, de acordo com as próprias cidades, o efetivo total de guardas chegará próximo de 1,3 mil podendo agir em conjunto em ações intermunicipais. Com o convênio, as corporações das cidades de Indaiatuba, Salto, Campinas, Elias Fausto, Monte Mor, e posteriormente Itupeva, atuarão em conjunto no combate ao crime, principalmente o tráfico de drogas.
A proposta dessa iniciativa é a cooperação entre os Municípios com vista ao desenvolvimento de ações preventivas integradas, conforme Lei Federal que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais, com a finalidade de possibilitar a realização de prevenção primária da violência e a proteção em áreas limítrofes.
O convênio visa a troca de informações entre as Guardas, o compartilhamento de dados, operações integradas e policiamento nas divisas de interesse comum. Quando ocorrer ações e patrulhamentos nas divisas, as Centrais de Despacho devem avisar sobre o local do patrulhamento preventivo ou ocorrência.
Estiveram presentes no ato, o deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM) e os prefeitos de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), de Elias Fausto, Mauricio Baroni (PMDB), de Monte Mor, Thiago Giatti Assis (PMDB), de Salto, José Geraldo Garcia (PP), e o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Dr. Luiz Augusto Baggio e o chefe Administrativo da Guarda Civil Municipal de Itupeva, Inspetor Reinaldo Saraiva, além de representantes das guardas das cidades.
fotos divulgação: RIC/PMI