NÚBIA ISTELA
SALTO – Para você que acompanhou nossa viagem de férias pelos do Varvito em Itu e Lavras em Salto, aperte os cintos porque agora o Comando Notícia te leva ao coração do Parque Rocha Moutonnée. E para conhecer mais sobre este lugar convidamos o educador ambiental Daniel Constantino, guia turístico para nos levar nessa viagem ao tempo.
De acordo com Daniel, o parque foi inaugurado em 1990 e faz parte do roteiro turístico da cidade de Salto. Ele recebe este nome devido a rocha existente em seu interior. “O termo Moutonnée vem do francês, Mouton (carneiro); Moutonnée (forma acarneirada). Seu descobrimento se deu no ano de 1948 por Marger Gutman, engenheiro agrônomo francês e seu estudo principal fora feito pelo professor Antonio Carlos Rocha Campos em 1990.”
A Rocha em si, possui aproximadamente 600 milhões de anos e sua existência comprova uma das 5 glaciações ocorridas em Gondwana. “As marcas (estrias, arranhaduras, fricção, depósitos sedimentares (til e diamectito) comprovam as ações de geleiras colossais e sua passagem por nossa região há 270 milhões de anos aproximadamente, o que, marcou a importância geológica do nosso país e região, estando gravado neste batólito” informou.
O educador ambiental acrescentou que a Rocha Moutonnée, é um granito róseo e, sua composição esta em três cristais minerais (Mica, quartzo e feldspato).
Este ponto turístico possui 43.338 metros quadrados. Composto pela Zona de Transição Mutualística (os biomas: Mata Atlântica, Cerrado e Flora relicta convivendo juntos), além de uma grande porção de mata ciliar e rico em Avifauna. Também possui uma variedade de fauna (endêmica e migratória) e flora (endêmicas e introduzida) em seus quase 300 metros de trilha verde. “Os visitantes podem contar também com: Auditório de vídeo, Lanchonete, banheiros e as imensas réplicas de dinossauros que compõem este magnífico atrativo” disse.
Ficou curioso para conhecer esse lugar cheio de histórias? Então anota aí: o Parque Rocha Moutonnée funciona de terça-feira a domingo das 8h30 às 16h30. Entrada franca.
O Comando do Notícia se despede dessa viagem extraordinária, mas deixa o convite: Aguarda aí que tem mais.