HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – A noite de sábado (20) foi de terror para três famílias e um motorista que teve o carro arrastado pela enxurrada. Ele contou ao Comando Notícia neste domingo (21) que a chuva já tinha passado e por isso resolveu passar, mas o carro foi levado com ele dentro e só parou em uma árvore de uma mata na Estrada do Saltinho. Por sorte, um dos vidros quebrou e ele conseguiu sair sem ferimentos graves. Fizemos um vídeo no local, assista. A Polícia Militar fez o atendimento da ocorrência. [veja todas as fotos dos dois casos abaixo]
Na rua Martinho Lutero, Jardim Morada do Sol, pelo menos três casas foram invadidas pela água e as famílias perderam tudo. Paulo César Feijão, da Defesa Civil, falou ao vivo com o Comando Notícia do local e afirmou que choveu um volume muito grande e as famílias precisaram ser resgatadas.
O Corpo de Bombeiros auxiliou no atendimento e ninguém ficou ferido. Nós entramos em duas residências que a água chegou a quase um metro de altura, destruindo todos os móveis e carros que estavam no local. A Defesa Civil informou que as famílias serão levadas para uma escola até as casas voltarem a ter condições de uso.
A Prefeitura afirma que oito casas foram atingidas pela água e três famílias estão temporariamente desalojadas. “Elas foram conduzidas a Emeb Professora Maria Benedicta Guimarães. A Prefeitura está providenciando itens de primeira necessidade, como alimentos, roupas, colchões e cobertores para atendê-las. A estrutura das residências não foi afetada e, após a limpeza, elas poderão retornar ao lar”, informa a nota.
Parque da Criança
A Prefeitura informou que devido às fortes chuvas, um talude com muro de arrimo, que contorna a área molhada do Parque da Criança cedeu. “A equipe de manutenção já foi acionada para corrigir imediatamente o problema. Desta forma, o Parque vai permanecer fechado nos próximos dias e os agendamentos serão remanejados. Por precaução, a parte seca também ficará fechada. Pedimos a compreensão de todos, pois o volume de chuva tem sido muito grande desde o final do ano passado”, afirma.
Tragédia e estragos
A chuva foi um dos motivos de um acidente que matou uma socorrista na rodovia Santos Dumont (SP-75) na noite de sábado (20). Ela foi socorrer um caso no quilômetro 57, sentido Salto, e foi atropelada juntamente com mais três parceiros de trabalho. Dois dos quatro feridos foram para o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), um para o Mário Gatti, em Campinas, e um para o São Camilo, em Salto.
A chuva causou diversos problemas no trânsito. Por vários pontos da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Parque Ecológico, havia muita água nas ruas e os carros resolveram subir para os bairros fugindo de possíveis problemas. O que não foi o caso de pelo menos um motorista que ficou com o carro ilhado. Outro ponto com alagamento foi a avenida Francisco de Paula Leite, já na chegada ao Jardim Morada do Sol. O local chegou a ficar interditado pela Guarda. No sentido Centro, a pista ficou liberada o tempo todo.
Foram registrado quatro pontos de alagamento: na Rua Cerqueira Cesar, Av. Francisco de Paula Leite, na Rua Martinho Luthero e na Rua 39 do Jd. Morada do Sol. Segundo a administração, foi registrado ainda a queda do talude com muro de arrimo no Parque da Criança, atingindo a piscina de brinquedos. O parque foi fechado para reparos.
O muro de uma residência no Jardim Europa também caiu e atingiu o imóvel – a família procurou abrigo na casa de parentes. Ainda neste bairro, parte do barranco da Estrada dos Cavaleiros cedeu e a terra atingiu as vias. A Prefeitura confirmou ainda a queda de uma árvore no Jardim Bela Vista e de 17 pinheiros no bairro Mato Dentro, por força da enxurrada.
fotos: Comando Uno/Comando Notícia