Cidades

Cerca de 900 mil jovens já se alistaram em todo o País

Dados divulgados pelo Ministério da Defesa mostram que até essa terça-feira (7), 897.897 mil jovens já haviam realizado o alistamento militar. Entre as Regiões Militares, a 2ª, que corresponde ao estado de São Paulo, é a que tem o maior número de rapazes alistados: 180.148. Em seguida, aparece a 7ª Região (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte), com 94.452. A 6º Região (Bahia e Sergipe) tem 85.743 alistados.  

No ano passado, o total chegou a 1,5 milhão. Por esse motivo, o ministério espera que cerca de 600 mil jovens se alistem até o fim do prazo, em 30 de junho. Todo brasileiro que completa 18 anos neste ano deve realizar o procedimento pelo site ou diretamente nas Juntas de Serviço Militar mais próximas. 

Em Indaiatuba, a Junta Militar informa que o alistamento dos jovens nascidos no ano 2000 deve ser feito até dia 29 de junho. A novidade deste ano é que o processo de alistamento pode ser iniciado pela internet. O cadastro on-line agiliza o atendimento presencial, no escritório da Junta, que continua obrigatório.

Os documentos exigidos são: Certidão de Nascimento ou RG original, CPF, comprovante de endereço e e-mail (endereço eletrônico). Os jovens casados ou que têm filhos, além desses documentos, devem levar cópia da certidão de casamento ou nascimento dos filhos. No caso de jovem com deficiência física ou mental, os responsáveis devem comparecer à Junta Militar e retirar requerimento para laudo médico.

Quem optar por fazer o alistamento on-line deve comparecer à Junta de Serviço Militar com o RG para carimbar o CAM (Certificado de Alistamento Militar) e agendar a data de retorno para saber se participará do processo de seleção ou será dispensado do serviço militar. Em 2017 o escritório local da Junta recebeu 1.985 alistamentos de jovens nascidos em 1999.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3816-6961 ou pelo endereço eletrônico [email protected] . A Junta Militar de Indaiatuba fica na praça Rui Barbosa, s/nº. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3816-6961 ou pelo endereço eletrônico [email protected].

Se o jovem perder o prazo, ele fica em débito com o Serviço Militar. Isso causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte; assumir cargo público; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais; e inscrever-se em concurso público; entre outros. 

foto: divulgação