Quando chega o mês de outubro, todos os holofotes cor de rosa estão ligados para alertar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer de mama. Em parceria com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a AB Colinas apoiará a campanha Pense Rosa, criada pela ONG Orientavida para reforçar a causa Outubro Rosa.
Durante todo o mês, a concessionária exibirá frase alusiva à campanha em seus painéis eletrônicos e, em 19 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, distribuirá milhares de folhetos informativos e biscoitos com embalagem temática, nas praças de pedágio.
De acordo com a Orientavida, o câncer de mama está em 2o lugar no ranking de câncer que mais mata no Brasil, e o tumor pode ser duplicado, em média, a cada três ou quatro meses. Por isso, as mulheres devem estar sempre atentas: se diagnosticado e tratado precocemente, a chance de cura pode chegar a 95%.
Ainda segundo a ONG, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas, provavelmente pelo diagnóstico tardio, quando a doença já se encontra em estágios avançados. Portanto, a melhora dos números só acontecerá com a detecção precoce através da realização de mamografia.
Cuidados extras
Para a ONG Américas Amigas, além dos cuidados médicos, as mulheres devem seguir algumas orientações para combater o câncer de mama:
Manter a alimentação saudável;
– Praticar atividades físicas regularmente;
– Cuidar do equilíbrio emocional;
– Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.
Mais informações sobre o tema, inclusive sobre como apoiar a campanha, podem ser encontradas nos sites https://www.orientavida.org.br/ e https://americasamigas.org.br/.
fotos: divulgação