Eleições: para votar, não basta o título de eleitor; saiba mais: justificativa, consulta de seção e multa – Comando Notícia
Cidades

Eleições: para votar, não basta o título de eleitor; saiba mais: justificativa, consulta de seção e multa

Titulo de eleitor

Só o título de eleitor não é o suficiente para votar no domingo, dia 7. Para exercer a cidadania, no dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.

  • Museu da água

Tenha sempre em mão seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto. Atenção: não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.

Onde você vota? Se você não sabe onde é a sua seção eleitoral, pode consultar online, clicando aqui.

Justificativa

Tanto o eleitor no Brasil quanto aquele que está fora do país deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos portais do TSE e dos tribunais regionais eleitorais e, no dia da eleição, nos locais de votação ou de justificativa. Para mais informações, clique aqui.

Multa 

Quem não comparecer às urnas e não justificar sua ausência em até 60 dias após a eleição ou, se se encontrava fora do país, em até 30 dias depois do retorno, receberá multa de R$3,51 por turno. A multa pode ser paga em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas casas lotéricas.

O eleitor que não pagar a multa fica em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá solicitar certidão de quitação eleitoral. Para verificar se você tem algum débito e emitir a guia para pagamento, utilize o serviço disponível no portal do TSE. As multas vão para o fundo partidário.

foto: divulgação