A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente instalou nesta semana o novo modelo de Ecoponto subterrâneo no Jardim Oliveira Camargo. Dois containers soterrados substituíram o modelo tradicional de Ecoponto que funcionava na rua Yoriko Gonçalves, ao lado da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Professor Wladimir Olivier”. Este é o sétimo ponto da cidade a receber o modelo subterrâneo para a coleta de materiais recicláveis.
Além da nova Rodoviária, inaugurada em maio deste ano, o sistema de container soterrado também funciona no Parque Residencial Indaiá, na Víber, no Jardim Europa, na Vila Avaí e no início da Marginal Esquerda do Parque.
O modelo subterrâneo inibe invasões e vandalismo e torna o entorno do Ecoponto mais limpo. A capacidade dos containers é de 3 mil litros cada, e dependendo do volume de recicláveis coletado no local, são instalados dois ou três em cada ponto. Os containers possuem um sistema de sonda que avisa quando a capacidade do tanque está no limite de armazenagem, o que facilita a programação das coletas.
Endereços dos Ecopontos soterrados:
– Emeb. Prof.ª Maria Cecília Ifanger
Rua Pedro de Toledo, em frente ao nº 2.300 – Vila Avaí
– Emeb. Prof. Antonio Luiz Balaminutti
Rua Ricieri Delboni N°310 – Pq. Residencial Indaiá
– Parque Ecológico
Av. Eng.º. F. Roberto Barnabé – Marginal Esquerda, em frente estacionamento Pq. Ecológico
– Jardim Europa
Rua Lisboa, próximo ao nº 178.
– Viber
Rua Pará – Cidade Nova
– Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”
Rua dos Indaiás, 1.791, Jardim Belo Horizonte
– Emeb “Professor Wladimir Olivier”
Rua Yoriko Gonçalves, 30 – Jardim Oliveira Camargo
Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI