Neste domingo (2) acontece o encerramento da programação para o Mês da Consciência Negra 2018 em Indaiatuba. O evento denominado “Tradições Afro-Brasileiras” é organizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Indaiatuba, o Governo do Estado de São Paulo, a Poiesis – Organização Social de Cultura, e as Oficinas Culturais.
A ação contará com diversas atrações, como grupos de jongo, reflexão sobre a marginalização das tradições afro-brasileiras, roda de samba e ainda show com as cantoras Janine Mathias e Sandra de Sá. O evento é gratuito e será realizado na Concha Acústica do Parque Ecológico as partir das 16h.
As comemorações tiveram início no dia 20 de novembro, quando é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. As escolas municipais da cidade apresentaram trabalhos com o tema realizados ao longo do ano letivo. No mesmo dia aconteceu uma série de atrações na sede da Coni (Comunidade Negra de Indaiatuba). No dia 23 foi realizada uma palestra sobre História, Memória e Consciência Negra no Casarão Cultural Pau Preto.
TRADIÇÕES AFRO-BRASILEIRAS
Dia 02/12 (Domingo)
Local: Concha Acústica do Parque Ecológico
16h: Roda de Jongo – Grupo de Jongo Filhos da Semente
16h30: Refletindo sobre a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras. Alessandra Ribeiro, Antonio Filogênio, Beth Beli, Jaciara Souza e Natureza Acácio França. Mediação: T. Kaçula
18h30: Roda de Jongo – Comunidade Jogo Dito Ribeiro
19h: Roda de Samba – Casa de Cultura Fazenda Roseira convida Aureluce Santos, Casa Caiada e Grupo Mesa de Bar
20h30: Janine Mathias convida Sandra de Sá