Um filhote de Jaguatirica morreu atropelado na avenida Manoel Ruz Peres, entre o Lados do Shanadu e o Parque Campo Bonito na noite de quinta-feira (29). Um morador passava pelo local quando viu e chamou a Patrulha Rural, da Guarda Civil. O animal foi recolhido da via. O rapaz que chamou os guardas informou que por ser tratar de um filhote, os pais podem estar nas redondezas e teriam sido vistos por outros moradores dias atrás.
O coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo César Feijão, informou que esta espécie não costuma atacar pessoas. “Ele tem mais medo de nós do que nós deles. Nunca vi relatos de ataques, só há o risco se eles se sentirem acuados ou ameaçados, mas em lugares amplos não tem perigo”, diz. “A gente vai cercando as áreas verdes com construções, entrando onde eles estão e eles acabam convivendo mais com a gente. É um bicho bem tranquilo, mas que pena que isso aconteceu.”
Feijão informa que a jaguatirica é menor do que a onça. “A onça é o maior felino das Américas e não tem por aqui, no máximo as sussuaranas, conhecidas como onças pardas, mas elas também são menores. É muito difícil você ver um porque eles são mestres em camuflagem. Então, eles andam bem devagar, sem fazer barulho. Aí nestes casos eles acabam atravessando em busca de alimentos e são atropelados. Por isso é importante haver corredores ecológicos. Mas um dia a gente consegue se adequar.”
foto: divulgação/Comando Notícia