O verão começou na sexta-feira (21) com temperaturas acima dos 30ºC em Indaiatuba. Apesar das pancadas de chuva que caíram na cidade, os termômetros devem seguir nas alturas. Há previsão de chuvas nos próximos quatro dias, cerca de 30 milímetros. Depois, até a virada do ano não haverá mais, ainda segundo os meteorologistas. As temperaturas devem variar entre 19 e 32ºC. O verão vai até 20 de março. Veja agora algumas dicas de saúde para esta época do ano.
Dicas para aproveitar o verão
Quem vai aproveitar o verão acompanhado de crianças deve optar por locais arejados e com sombra. O filtro solar com FPS 25 ou mais precisa ser aplicado a partir dos seis meses. “Os pais devem usar a tecnologia ao seu favor. É possível adquirir, por exemplo, adesivos que são colocados na pele das crianças e escaneados com o celular. Quando for a hora de reaplicar o protetor, o aviso chega no aparelho”, explica Betina Stefanello, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Outras dicas para as crianças: vestir com roupas leves; incentivar a lavarem as mãos com frequência; verificar as condições de higiene dos alimentos, especialmente se a refeição for realizada fora de casa; oferecer líquidos regularmente para mantê-las hidratados.
Adultos também devem fazer uso constante e correto de protetor solar. Segundo Stefanello, essa proteção pode ir além da aplicação de produtos. “A ingestão de alimentos antioxidantes, como acerola, laranja, tomate, morango e cenoura, protegem a pele contra agressores externos e ainda hidratam”, afirma. Outra orientação para os adultos é não consumir apenas refrigerantes ou bebidas alcoólicas. A hidratação é mais eficiente com água pura e sucos de frutas, de preferência, naturais.
No verão, os idosos podem ter complicações com o aumento da temperatura do corpo, desidratações, alterações de pressão e problemas alimentares. Esse quadro pode ser agravado pelo fato de eles terem menor sensação de sede e consequentemente ingerirem menos líquidos. Por isso, esse grupo deve beber pelo menos 2 litros de água por dia e evitar alimentos gordurosos e muito condimentados.
É necessário tomar cuidados especiais antes de aproveitar as vantagens deste período. Confira alguns deles e aproveite este e os próximos verões:
Atividades físicas – Antes de realizar exercícios físicos, a hidratação deve ser reforçada. Em média, a água ingerida consegue hidratar o corpo por até uma hora de atividades. Após isso, ela sozinha já não consegue repor os sais minerais perdidos. Uma alternativa é ingerir alimentos como maçã, torradas ou bolachas de sal; Respeite seu limite. O calor acelera a dilatação dos vasos sanguíneos, o que é bom, pois ajuda a ativar os músculos e os neurônios. Mas também pode provocar desidratação, superaquecimento do corpo e fadiga precoce. Encontre um local adequado para as atividades físicas. Parques e praças com muitas árvores são boas opções para fugir do calor.
Viagens – Antes de viajar, confira se o destino é uma região de risco e se é necessário tomar alguma vacina. A ocorrência de algumas doenças, como a febre amarela, é mais comum no verão. No trajeto, fique atento à água não tratada e a bebidas preparadas com gelo de origem duvidosa. Se a viagem for muito longa, faça paradas e se movimente para evitar inchaços, que são mais comuns no calor.
Praias, piscinas e cachoeiras – Não tome banho após refeições pesadas. Isso evita choques de temperatura no corpo. Verifique a profundidade antes de mergulhar em rios e cachoeiras. Cuidado com águas muito geladas. Elas podem causar câimbras nas pernas. Antes de comer na praia, certifique-se de que não possui restrição alimentar. Peixes e frutos do mar podem causar alergias e, em situações mais extremas, até problemas neurológicos.
foto: divulgação