Mais uma saidinha de banco foi registrada em Indaiatuba (SP). A vítima desta vez é um homem de 59 anos. O prejuízo total é de R$ 2,1 mil, além de um relógio. Tudo aconteceu na rua Rachid Sfeir, no Jardim Califórnia, na tarde de sexta-feira (15). Nenhum dos dois ladrões foi identificado ou preso até o momento. Também não se sabe se há ligação entre este caso e outro parecido registrado recentemente. A Polícia Civil investiga o caso.
O relato ao boletim de ocorrência informa que o homem saía de uma agência bancária por volta de 15h15 quando foi abordado por dois rapazes. Eles estavam em bicicletas. Na abordagem, eles agiram como se estivessem armados, gesticulando, segundo conta o homem. Ele entregou o dinheiro e também o relógio para os bandidos.
Recomendações
Algumas recomendações da Polícia Militar podem ajudar a diminuir as chances do crime acontecer. Sempre que estiver sacando o dinheiro, observe se alguém que estava na fila saiu imediatamente para seguir você. Se isso ocorrer, não saia do banco e chame a polícia ligando para a delegacia mais próxima ou para o 190, a emergência da Polícia Militar.
Caso você perceba, já fora da agência bancária, que há alguém lhe seguindo, volte de imediato para dentro do banco ou entre no estabelecimento comercial mais próximo e ligue para a polícia, dando todas as características da pessoa suspeita (roupa, tipo físico, cor, altura etc.). Evite manusear ou contar dinheiro nas ruas ou em público. Seja discreto, faça em local reservado; na hora de sacar quantias altas, dê preferência a outras maneiras de retirar o dinheiro do banco, como cheques administrativos. ;
Não leve consigo grande quantia de dinheiro, funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários também devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Para servidores, aposentados e pensionistas a recomendação é não retirar integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados;
Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar em um ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um taxi. Além de, é claro, ficar atento às motos que circulem pelo local. Muitos desses assaltos são praticados por bandidos utilizando motocicletas. Caso seja abordado, jamais reaja! É muito comum o roubo ser praticado com outros criminosos fazendo a “cobertura” em locais estratégicos, em relação a quem anuncia o “assalto”, procure imediatamente um policial mais próximo da área ou ligue para o 190.
foto: divulgação