PolíciaSalto

Guardas municipais recebem aulas de libras

Na quinta-feira (21), guardas municipais receberam as aulas de Noções de Libras, ministradas pela GCM Silmara. As aulas de Língua Brasileira de Sinais foram inseridas na grade deste ano do treinamento de requalificação profissional, assim como as aulas para Defesa da Mulher, ministradas pelo GCM Carvalho.

Este é o segundo grupo de Guardas Civis Municipais (GCM) de Salto que passa pela capacitação, que segue as diretrizes da Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A GCM está sendo dividida em turmas para não prejudicar os trabalhos de atendimento ao público, que continua sendo realizado 24 horas. Outros grupos prosseguirão até o mês de maio em treinamento.

As matérias aplicadas visam levar conhecimentos aos guardas, de forma padronizada, seguindo os preceitos da Matriz, através da SENASP, e serão aplicadas pelos próprios guardas que possuem conhecimentos e são habilitados para ministrarem as aulas.

Para o diretor da Guarda Municipal, Márcio Paludeto “essa capacitação é importante para a população sim e é o principal objetivo, mas também mune toda a guarda de segurança do próprio trabalho. Um guarda que trabalha nas ruas, nem sempre tem conhecimento de como funciona a parte administrativa ou vice-versa. Essa integração é importante para o bom funcionamento da corporação”, destaca.

As disciplinas da grade são: Técnica de Policiamento e Armas Não Letais, com GCM Mendonça; Primeiros Socorros, GCM Aguiar; Noções de Defesa Civil, Orlando Neri; Defesa da Mulher, GCM Carvalho; Monitoramento na base administrativa; Confecção de Registro de Ocorrência, GCMF Rosana; Administrativo, GCM Ramos; Libras, GCMF Silmara; Noções de Recursos Humanos, Rogério; Policiamento Comunitário, GCM Nilton; Legislação de Trânsito, GCM Cunha e GCMF Ângela; Armamento e Tiro Teórico, GCM Magalhães; APH Tático, GCM Giancarlo; Armamento e Tiro Prático, GCM Magalhães;  Policiamento Comunitário, GCM Nilton.

foto: PMS