CidadesSorocaba

Prefeitura de Sorocaba vai distribuir preservativos, géis e informativos no Carnaval

Preocupada com o aumento dos casos de sífilis e HIV, a Secretaria da Saúde (SES) realizará uma blitz educativa durante o Carnaval em Sorocaba (SP). Equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) farão a distribuição de preservativos, géis lubrificantes, informativos sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além de orientações aos foliões.

De acordo com a SES, a ação ocorrerá neste sábado (2) das 14h às 18h na Praça Cel. Fernando Prestes e das 18h às 22h no Parque das Águas. No domingo, a blitz ocorre das 16h às 22h, também no Parque das Águas. Na segunda e terça-feira, as equipes estarão das 18h às 22h, no desfile das escolas de samba que acontece no sambódromo montado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista.

As pessoas que quiserem realizar testes de HIV, sífilis e hepatites B e C podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos.

No ano de 2018, Sorocaba registrou 2.037 casos de sífilis e 174 de HIV. Já em 2017, a cidade atingiu 2.459 casos de sífilis e 240 de HIV. De acordo com a SES, o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais assiste cerca de 2.300 pacientes que vivem com HIV.

Revistas

Com o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Secretaria da Saúde (SES) adquiriu 40 mil revistas educativas “passatempos” para utilizar em ações de combate a essas doenças. Apesar do material ser focado para jovens, o conteúdo é válido para todas as pessoas se informarem de forma lúdica e entretida em relação ao HIV, sífilis, gonorreia, clamídia e hepatite B.

De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Helena Solla, a revista é distribuída em todas as ações educativas extramuros e capacitações técnicas. “Recentemente estivemos na penitenciária e utilizamos desse conteúdo para ajudar em todas orientações. É um material bem divertido, fácil e colabora no objetivo de sensibilizar a sociedade sobre essa tema”, explica. A revista possui um resumo de apresentação de todas as ISTs e atividades lúdicas como caça-palavras, jogo dos erros, risque as letras, caça-quiz, entre outros.

Foto: Assis Cavalcante