HUGO ANTONELI JUNIOR
Uma reunião convocada por comerciantes que discordam das obras na avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP) aconteceu na manhã de sexta-feira (22). Eles disseram que não foram consultados e que a reunião realizada com a administração pública não foi aberta para sugestões. A Prefeitura, em nota, informou que “durante a reunião de apresentação do projeto a maioria dos comerciantes aprovou as mudanças e alguns não, o que é normal nesse tipo de obra.”
Ouvidos pelo Comando Notícia, alguns deles desmentem. “A gente tentou fazer algumas perguntas, entender como vai acontecer, mas ninguém deixou a gente falar”, conta um deles, que preferiu não ser identificado. “Não tem uma justificativa uma obra tão cara dessas e os comerciantes, que são os mais interessados, não foram ouvidos. Teve só essa reunião para informar que as obras vão começar e pronto”, diz outro. Eles prometem ir à sessão para cobrar os vereadores nesta segunda-feira, 25.
A Prefeitura também informou que “há a possibilidade de adequações no decorrer da obra, mas a base do projeto será mantida, por se tratar de um projeto de mobilidade urbana, que respeita uma demanda nacional de acessibilidade. O projeto foi pensado para atender o comércio, o condutor de veículos, o ciclista e o pedestre.”
“Nós não sabemos se vai ter Zona Azul ou não. Eles disseram que a gente vai decidir. Mas se no projeto eles não nos ouviram, vão ouvir para isso?”, questiona um dos comerciantes. “O problema é este, eles fazem tudo e só avisam, não pedem opinião, não nos escutam, só chegam e fazem. Os comerciantes não foram ouvidos. Esta reunião que falaram que teve para ouvir sugestões, mas foi para comunicar.”
A assessoria de imprensa ainda informou que “foi emitida a ordem de serviços e a obra deve ser iniciada nos próximos dias. O projeto foi elaborado no ano passado, com base em nosso Plano de Mobilidade Urbana. A elaboração do Plano respeitou todos os trâmites legais com as devidas audiências públicas que foram amplamente divulgadas.”
Projeto
Além da criação de bolsões de estacionamento que possibilitarão a entrada e saída de veículos, e área de passeio para pedestres no canteiro central, o projeto de requalificação da avenida inclui adequação da faixa para veículos e seu alargamento em uma extensão aproximada de 2,1 km.
Todo o calçamento no acesso aos imóveis também será refeito e padronizado com piso intertravado e instalação de pisos táticos nas calçadas, seguindo as normas de acessibilidade. As ciclovias sairão do canteiro central e serão substituídas por ciclofaixas nas laterais da via, onde não será permitido o estacionamento de veículos.
A Ário Barnabé terá travessias elevadas para pedestres e 10 baias de ônibus com recuo. O projeto também inclui uma revitalização da rede de distribuição de energia para resolver o problema de poluição visual e melhorar a iluminação, com a substituição de 74 postos de iluminação e a instalação de lâmpadas LED.
foto: Reginaldo Rodrigues/Comando Uno/Comando Noticia