JOSEANE MIRANDA
Um casal de comerciantes de Indaiatuba entrou numa onda de solidariedade que tem mobilizado pessoas em outros estados do Brasil. Eles estão oferecendo cinco cópias de currículo preto e branco de graça para desempregados que estão em busca de recolocação profissional. Em Indaiatuba (SP) a iniciativa é pioneira.
Ana Paula Bühl e Adriano Evaristo dos Santos donos da loja Matrix Variedades estão imprimindo gratuitamente as cópias dos currículos para pessoas que têm dificuldades financeiras para fazer cópias do documento. Ana Paula teve a ideia depois de assistir a uma reportagem na televisão.
“Eu estava assistindo a uma reportagem quando a jornalista estava em um local onde faziam seleção de currículos e perguntou sobre as dificuldades para voltar ao mercado de trabalho. Ela estava entrevistando um senhor e ele afirmou que tinha dificuldade para realizar a impressão dos currículos, também encontrava problema para conseguir trabalho devido à idade. O dinheiro para a passagem também era um problema. Ele contou que saia todos os dias em busca de trabalho”, relata.
Ana Paula conta que o drama vivido por aquele brasileiro mexeu com ela. “Por estar desempregado ele acabava deixando de entregar currículos por falta de dinheiro para fazer as cópias. Ele relatou ainda que as empresas atualmente fazem seleção pela internet e ele não tinha acesso ao serviço. Muitas vezes eles gastam imprimindo e nem recebem um retorno; aquele currículo é descartado ou vira um rascunho. O valor do transporte público também era um fator que atrapalhava muito”, relatou ao Comando Notícia.
“Na hora eu pensei: nestas dificuldades que as pessoas têm eu consigo ajudar imprimindo currículos”. A ideia foi compartilhada com o marido que aceitou na hora oferecer ajuda. A loja de variedades estabeleceu um critério de imprimir gratuitamente 5 cópias preto e branco. A pessoa precisa levar o currículo pronto ou em um arquivo e deve constar o último emprego. “Assim conseguimos comprovar que realmente está desempregada”, explica Santos.
Na semana passada eles atenderam algumas pessoas. “Acredito que na próxima semana virão mais”, explica a comerciante. “Quem quiser ajudar nesta onda de solidariedade pode contribuir doando folhas de sulfite”, fala o comerciante.
Movimento
O movimento de ajudar pessoas desempregadas imprimindo gratuitamente os dados profissionais surgiu no Estados Unidos em 2016. No Brasil não se tem uma data definida de quando este movimento começou. Há relatos de ações semelhantes às dos comerciantes de Indaiatuba em cidades de São Paulo e Santa Catarina.
O comerciante preparou um folder e fez uma postagem na página da papelaria no Facebook (Matrix Variedades – Nacionais e Importados) que foi compartilhada também em alguns grupos. A loja está localizada à Avenida Ário Barnabé, 1562, no Jd. Morada do Sol.
Desemprego
A taxa de desemprego no país ficou em 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) – Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população desocupada no país é de 13,1 milhões em fevereiro, um crescimento de 7,3% na comparação com novembro. Ou seja, o número de desempregados teve aumento de 892 mil pessoas.
fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia