HUGO ANTONELI JUNIOR
Acolhimento, atenção, um local para ser ouvido, para ouvir, um apoio às famílias, aos pacientes, um ponto de voluntariado na cidade. Tudo isso e muito mais pode, de maneira bem resumida, definir a Volacc. A entidade indaiatubana que nasceu para agregar voluntários que ajudassem pessoas com câncer completa nesta sexta-feira, dia 19 de julho, um quarto de século, 25 anos. O Comando Notícia conversou nesta quinta (18) com o presidente da entidade, Silvio Oliveira, sobre os desafios de ser uma das mais importantes entidades de Indaiatuba (SP).
“O jogo das estrelas, organizado pelo Deco, foi muito positivo. Lá conhecemos muitos empresários que ficaram interessados em ajudar a causa”, diz. “Também fizemos o cadastro de cerca de 50 pessoas para serem contribuintes da entidade”, revela. É possível contribuir em dinheiro para a Volacc mensalmente, trimestralmente e até semestralmente. “A pessoa que escolhe”, diz Silvio. A forma de pagamento, assim como o valor doado, também são opção do doador. Pode ser por cartão de crédito, boleto ou até em coletas domiciliares com hora marcada.
De casa nova desde maio, a Volacc agora atende perto do Parque Residencial Indaiá. “Nós temos o nosso brechó todas as terças-feiras das nove da manhã às cinco da tarde e no primeiro sábado do mês das nove ao meio-dia. As voluntárias até me confessaram que estavam com medo da mudança da área central para cá, mas no primeiro dia aqui vendemos o dobro da média no nosso antigo local. E depois mantivemos o que vinha vendendo lá”, revela.
É possível ajudar a Volacc não só financeiramente, mas também sendo voluntário. “Entre as pessoas que encontramos no jogo, algumas querem também participar do voluntariado”, afirma Silvio. O próximo evento da Volacc será a Tarde de Prêmios no Clube 9 de Julho.
“As cartelas com oito jogos custam R$ 20 e as avulsas no dia custarão R$ 2,50. Esperamos um público estimado de 500 pessoas. Entre os prêmios estão aparelho de televisão, batedeira, tem prêmios em dinheiro também”, informa. Os interessados podem comprar cartelas na sede da Volacc ou com os voluntários.
Ajude a Volacc
Outra forma de ajudar é doando objetos que podem ser vendidos no brechó. Muitas empresas ajudam a entidade. “Desde em instalações simples, jardinagem, internet, móveis. Temos muitos parceiros que sempre estão disponíveis. Nós distribuímos cerca de cinquenta cestas básicas por mês e se vem doação de alimentos, ajuda porque aí não precisamos comprar”, diz. Atualmente são mais de 100 atendidos… e crescendo.
“As pessoas são muito gratas pela atenção que tem aqui. Infelizmente recentemente tivemos a perda de uma pessoa de nossa convivência e conversamos com a família. Eles se mostraram extremamente gratos pelo trabalho feito. Porque as pessoas vem aqui desesperadas, procurando ajuda e aqui encontram outras que já passaram por isso”, avalia. “Nossas equipes, as visitas, às vezes uma conversa é o que a família precisa, porque é um momento muito delicado e é isso que nós oferecemos aqui”, encerra.
Você pode ajudar a Volacc com doações em dinheiro, Banco Bradesco – Ag. 2698-0 – C/C 1161-4, sendo voluntário ou doando alimentos ou objetos para o brechó. É possível visitar e conhecer de perto um dos trabalhos mais sérios da cidade no acolhimento das pessoas que necessitam. A Volacc fica na Av. João Ambiel, 1170, Residencial Duas Marias. Os telefones para mais informações são: (19) 3875 4544 ou (19) 3834 6811.
fotos: Volacc