CidadesIndaiatuba

Prefeitura embarga obra da Congás por problemas no asfalto

A Prefeitura de Indaiatuba (SP) embargou a obra da Comgás de ampliação da rede de distribuição de gás natural encanado no município. A empresa paralisou a obra quarta-feira (24), assim que foi comunicada sobre a decisão. Os trabalhos devem permanecer suspensos até que a concessionária corrija o acabamento da pavimentação das ruas e avenidas que foram perfuradas.

Representantes da Comgás apresentaram um Plano de Ação para atender as exigências feitas pelo município. Apenas a equipe responsável pela recomposição do asfalto danificado tem autorização para trabalhar durante o embargo.

Na tarde de quarta o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton de Oliveira Lima, o Dothe, e sua equipe estiveram reunidos com representantes da Companhia de Gás para tratar do assunto. O secretário explicou que a decisão foi tomada com o objetivo de evitar o comprometimento do sistema viário urbano em consequência da obra. 

Desde o início dos trabalhos na cidade a Administração Municipal registra reclamações da população sobre o comprometimento das condições de tráfego nas ruas perfuradas. 

No Plano de Ação apresentado à Prefeitura durante a reunião, a concessionária se comprometeu em revisar todos os pontos onde foram abertas as valas e ajustar o que for necessário no material usado para a cobertura, a fim de cumprir integralmente as normas vigentes e assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Nesses pontos, 43 valas já deverão receber o pavimento definitivo. As valas que ainda precisam ser reabertas em razão do processo de execução do furo direcional, serão reforçadas com pavimento provisório composto por “asfalto frio” e devidamente sinalizadas. Pelo cronograma proposto à Prefeitura, esse serviços serão executados até a próxima sexta-feira (26).

Ainda na reunião, a equipe da Secretaria de Obras solicitou uma comunicação da obra mais eficiente por parte da Comgás, para que a população tenha conhecimento prévio dos pontos de trabalho.

Os fiscais das secretarias municipais de Obras e Vias Públicas e de Planejamento e Engenharia acompanharão as obras e farão as vistorias necessárias para verificar se o trabalho está de acordo com as exigências do município, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Comgás também disponibilizou o telefone 0800 110 197 para que a população possa comunicar qualquer problema causado pela obra.

Expansão da rede

A Comgás é uma empresa privada que possui a concessão para distribuição de gás natural encanado na Região Metropolitana de São Paulo, na Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e no Vale do Paraíba. A distribuidora está em Indaiatuba desde 2004 e atende indústrias e comércios de Indaiatuba, por meio de uma rede de cerca de 43 quilômetros. A obra em andamento visa expandir para 190 quilômetros essa rede de distribuição para ampliar o fornecimento do gás à residências, atendendo uma demanda do município.

Os processos de construção e ampliação da rede da Comgás contam com métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea de gás natural encanado. Esse método de trabalho não exige a abertura de grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passam a rede, mas são abertas valas por onde passam as ferramentas de perfuração para a instalação da tubulação.

A cada etapa, as valas abertas são fechadas provisoriamente enquanto o trabalho não é concluído, com o objetivo de não prejudicar o fluxo de pedestres e veículos, e a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente somente é realizada após a conclusão do serviço.

foto: arquivo/divulgação