CidadesSalto

Sem recursos, IFSP diminui refeições de alunos em Salto

Na terça-feira (27) foi realizada a 30ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara da Estância Turística de Salto, na qual a diretora geral do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) – Campus Salto, Karina Freitas Dias de Souza, falou em Tribuna Livre sobre os impactos do contingenciamento orçamentário nesta unidade de ensino.

Segundo explicou a diretora, o Governo Federal adotou o bloqueio de 37% dos recursos, que são utilizados para pagamentos de bolsas de pesquisa, ensino e extensão, manutenção do prédio, alimentação dos estudantes, entre outros. Na ocasião, Karina aproveitou para elencar as ações de contingenciamento que estão sendo feitas pelo IFSP/Salto, como a eliminação do link redundante de Internet (permanece RPN).

Além disso houve redução de um posto de Portaria (automação do estacionamento) e diminuição do número de dias em que as refeições são servidas aos alunos de cursos integrais; salientando que até setembro os recursos financeiros são suficientes para a liquidação total dos gastos (sem novos investimentos).

Se não houver o descongelamento das verbas a partir de outubro o cenário começa a ficar incerto, principalmente para os meses de novembro e dezembro, dependendo da porcentagem que será ou não liberada pelo governo.

Durante sua explanação também destacou que a construção do novo prédio do instituto, localizado no Central Park, continua em andamento por se tratar de recursos distintos. Para finalizar, Karina pediu que os vereadores utilizem sua força política para colaborar na divulgação de informações corretas e que possam esclarecer os seus contatos e os munícipes sobre a atual situação do IFSP/Salto.

foto: Câmara de Salto