Aconteceu na sexta-feira (20) uma cerimônia em que o Conselho Municipal da Defesa Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Indaiatuba (SP) agradeceu às empresas e pessoas físicas que destinaram parte da declaração do imposto de renda para o Funcri – fundo que auxilia as instituições que acolhem crianças e adolescentes na cidade.
Entre as empresas homenageadas estiveram John Deere, Filtros Mann, Balilla, Tiberfil, Tigre, Cebi do Brasil, CPFL, EMS, Nova Química e Hotel Vitória, onde foi oferecido um café da manhã. Alunos atendidos pelo Educandário fizeram apresentações e contaram experiência de crianças atendidas em projetos mantidos pelo Funcri, como o próprio Educandário.
A presidente do CMDCA, Alice Angela Martins Careta, falou ao Comando Notícia. “Este evento é muito importante para nós pelo impacto que causa. Nós, organizações sociais, do conselho, temos muitos projetos, ideias e sonhos, mas alguns deles só se concretizam através do aporte financeiro dado por estas empresas que estão hoje aqui presentes”, afirma.
“São 11 empresas que destinaram parte do imposto para o Funcri, além de 209 cidadão. O número vem crescendo e sabemos que mais pessoas podem ajudar. Ao todo, na cidade, temos 14 instituições habilitadas a receber os benefícios, calculamos que haja pelo menos 1,4 mil crianças atendidas. Isso tudo causa um grande impacto social na vida destas crianças e adolescentes.”
Sobre a Doação
A doação é realizada ao Fundo da Criança e do Adolescente de Indaiatuba (Funcri) e o CMDCA, realiza a seleção e análise dos Projetos das entidades, bem como a destinação dos recursos. As doações realizadas através do Imposto de Renda são, em muitos casos, a principal fonte de captação de recursos para o Fundo, aplicados em programas e projetos conforme as demandas e as prioridades apuradas pelo CMDCA.
Ao contribuir para o Funcri, o cidadão não terá nenhuma perda financeira, apenas destinará parte do imposto de renda devido em favor das crianças e adolescentes. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer a doação, seja de bens materiais, imóveis ou recursos financeiros.
Quem Pode Doar
Pessoas Físicas que realizam a declaração completa pelo Programa IRPF podem abater até 6% no valor do Imposto de Renda devido. Pessoas Jurídicas podem incentivar seus funcionários a contribuir para o Funcri e toda empresa tributada pelo lucro real pode deduzir até 1% das contribuições ao Fundo.
CMDCA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Indaiatuba é um órgão deliberativo e controlador das ações públicas e privadas, de atendimento e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no município. Possui 16 conselheiros representados pelo Poder Público (Secretarias Municipais) e Sociedade Civil (Entidades e Organizações de Classe). Entre outras funções é responsável pela aplicação dos recursos dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
FUNCRI
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Indaiatuba foi criado por lei para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e adolescência. Tem como finalidade específica financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias.
As receitas do Fundo provêm de multas, recursos do tesouro, doações, parte do Importo de Renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas. O Fundo é gerido pelo CMDCA, com o apoio (administrativo) dos órgãos encarregados do planejamento e finanças do município, seguindo as regras e normas relativas à gestão de recursos públicos.
fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia