Polícia Civil comemora 178 anos com sessão na Alesp – Comando Notícia
Polícia

Polícia Civil comemora 178 anos com sessão na Alesp

Políciacivilalesp

A Polícia Civil do Estado de São Paulo comemorou, nesta segunda-feira (30), os 178 anos de existência da instituição. A sessão solene para festejar a data foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no centro da capital paulista.

  • Museu da água

“Estamos aqui hoje em uma solenidade de muito significado para homenagear as pessoas que constroem a história da Polícia Civil do Estado de São Paulo”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

Na ocasião, o vice-governador Rodrigo Garcia agradeceu os resultados da Polícia Civil nos primeiros meses da gestão. “Reitero o respeito absoluto do Governo à instituição. Foi através dos gestos do governador João Doria que criamos o Policial Nota 10 e que pudemos pagar os bônus de 2018 com o orçamento de 2019”, ressaltou. 

O delegado-geral Ruy Ferraz Fontes aproveitou para destacar o empenho dos policiais civis. “Tenho certeza que vamos mudar muita coisa em São Paulo com o nosso trabalho. Eu confio nos senhores para que juntemos nossos objetivos e demonstremos à sociedade que estamos presentes para darmos sensação de segurança”.

Com a função de exercer as atividades de polícia judiciária e investigação criminal, a instituição conta atualmente com mais de 24 mil profissionais. A data que comemora o aniversário da PC foi instituída pela Lei nº 12.259, sancionada em 15 de fevereiro de 2006, após proposta da então deputada Rosmary Corrêa.

Conhecida como Delegada Rose, Rosmary foi a titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher do país, criada em São Paulo, em 1985. O projeto determinava a data da morte de Jorge Tibiriçá Piratininga, como forma de homenagear o segundo governador do Estado de São Paulo.

“Faço questão de prestar essa pequena homenagem anualmente. Pequena eu digo em relação ao trabalho desenvolvido e resultados que alcançam”, afirmou o deputado estadual Itamar Borges, que presidiu a sessão. “Obrigada por tudo que fazem pela segurança e bem-estar do povo”, completou.

foto: Paula Vieira