MARCOS KIMURA*
“Coringa” finalmente chega aos cinemas, depois de vencer o Leão de Ouro do Festival de Veneza e dar a Joaquin Phoenix o prêmio de Melhor Ator do evento. O filme de Todd Philips, que ficou famoso pela trilogia “Se beber, não case”, dividiu a crítica, com alguns apostando em Oscar e outros acusando-o de violência irresponsável e glamurização da psicopatia. Isso tudo causado por um personagem vindo do que, antigamente, chamávamos de gibi. As outras novidades nas telonas são a animação “Angry Birds 2 – O Filme” e o nacional “Ela disse, ele disse”.
Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen, que, curiosamente, fez uma participação em “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”) é seu maior representante.
O elenco ainda conta com Robert De Niro, praticamente fazendo uma citação de seu “O Rei da Comédia”; e Zazie Beets, de “Deadpool 2”. Com sua atuação – esta sim, quase uma unanimidade – Joaquin Phoenix pode ganhar o segundo Oscar para o Coringa, já que Heath Ledger já havia conquistado a estatueta de ator coadjuvante pelo mesmo personagem em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. Confira a programação completa de horários.
Com o fim do projeto de universo compartilhado da DC, entretanto, é bem possível que não cheguemos a ver o encontro dessa versão do Palhaço do Crime com o Batman, cujo novo filme já teve diretor, Matt Vaughn, e protagonista, Robert Pattinson, anunciados, mas cuja principal especulação de vilão é Jonah Hill, como Charada ou Pinguim. Isso, lá em 2021.
Dos videogames e da literatura teen
Em “Angry Birds 2 – O Filme”, Red e seus amigos dedicam a vida a proteger a Ilha dos Pássaros dos constantes ataques vindos da Ilha dos Porcos. Entretanto, quanto uma terceira ilha surge e começa a atacá-los, Leonardo, o rei dos porcos, decide procurar seu arquinimigo em busca de uma trégua para que, juntos, possam enfrentar a ameaça em comum. Na versão dublada, que é a que será exibida em Indaiatuba, as vozes principais serão dos comediantes Fabio Porchat, Marcelo Adnet e Dani Calabresa. Não, os Irmãos Piologo não participam desta vez.
“Ela disse, ele disse” é baseado no best-seller teen de Thalita Rebouças e traz a ex-menina Maisa Silva – em seu quarto (!) longa-metragem – como antagonista de Duda Matte (“Carinha de Anjo”). Esta é Rosa que, como Léo (Marcus Bessa), são adolescentes de 14 anos que acabaram de entrar em uma nova escola, onde precisam lidar com a difícil tarefa de fazer novos amigos. Enquanto ele logo demonstra interesse em futebol, Rosa enfrenta problemas com Júlia (Maísa), a garota mais popular do colégio. A direção é de Cláudia Castro (“Uma rua sem vergonha”) e o elenco adulto tem a estreia da jornalista Fernanda Gentil como atriz, e a comediante Maria Clara Gueiros.
Cineclube
Na próxima terça-feira, o Cinclube Indaiatuba exibe “Noite Mágica”, do diretor italiano Paolo Virzi (“Primeira coisa bela”), às 19h30, no Cine Topázio do Shopping Jaraguá, com ingresso único a R$10,00 e bate-papo com o público logo após a projeção.
Certo dia, um dos maiores produtores de cinema na Itália é encontrado morto dentro de um rio. Os principais suspeitos são três jovens roteiristas que tiveram contato com ele recentemente. Durante uma noite, os três são levados à delegacia para serem interrogados.
Esta será a oportunidade de relembrarem seus percursos, que coincidem com o declínio da Era de Ouro das produções italianas. No elenco, pelo menos dois nomes oriundos dessa época áurea, Giancarlo Giannini (“Pasqualino e as sete Belezas”, “Cassino Royale”) e Ornella Muti (“Romance Popular”, “Para Roma, com Amor”).
**Marcos Kimura é jornalista, curador do Cineclube Indaiatuba (SP) e escreve sobre cinema às quartas.
PALAVRA-CHAVE: GOTHAM
foto: divulgação