
HUGO ANTONELI JUNIOR
Indaiatuba (SP) tem mais de nove mil pessoas na fila da saúde em quatro especialidades. O número vem do compilado de pessoas esperando por dentista, nutricionista, urologista e oftalmologista. A especialidade que tem a maior demanda é oftalmologista, que tem 4,2 mil pessoas na fila. Os dados são do site da própria Prefeitura, que é obrigada por lei a deixar públicos os números, e foram divulgados na semana passada pelo vereador Alexandre Peres (SD), líder da oposição na Câmara.
Para urologista, às vésperas no novembro azul – campanha anual pela saúde do homem, há 2,5 mil pessoas esperando, sendo que a primeira pessoa da fila está esperando desde julho deste ano. No caso de oftalmologista, o primeiro paciente da fila está esperando desde maio deste ano, há cinco meses.
Mas as especialidades que tem as filas com maior tempo de espera são nutricionista e cirurgião dentista. No caso de dentista são 1,6 mil pessoas esperando. O primeiro da fila está esperando desde junho do ano passado, ou seja, há um ano e três meses, ou quinze meses. O pior caso é o de nutricionista. São 1,7 mil pessoas esperando. A primeira pessoa da fila está aguardando desde o dia 5 de outubro de 2017. São mais de dois anos de espera.
A Prefeitura não se manifestou até o momento sobre os números.
foto: arquivo/Comando Notícia