ItuPolícia

Guarda Municipal de Itu comemora 33 anos de existência

 

A Guarda de Itu (SP) completou na semana passada 33 anos de existência. Criada em 30 de outubro de 1986, são mais de três décadas promovendo o conforto e bem estar do povo Ituano. Atualmente sempre a frente dos atendimentos comunitários e de aproximação ao cidadão, a Guarda Civil Municipal se torna referência na prestação de serviços sociais de sua região. Nesta data o Comando Notícia relembra duas ocorrência que se destacam. 

No mês de setembro a Guarda Civil Municipal, através dos guardas-civis Batista e Almeida, realizou dois importantíssimos atendimentos que resultaram no salvamento de vidas.

Em um dos casos, ocorrido no bairro Jardim Rancho Grande, eles salvaram a vida de um bebê de apenas dois meses, que havia se engasgado. Após o pedido de socorro foram enviadas para o local duas viaturas da corporação, chegando primeiro os agentes Batista e Almeida.

Por lá os familiares estavam desesperados, sem saber o que fazer diante da situação. O bebê apresentava um quadro de engasgamento e estava nos braços da avó. O guarda Batista pegou a criança e iniciou a manobra de Heimlich enquanto o parceiro tentava acalmar  os pais e  familiares.

Para alívio de todos o bebê  teve as vias aéreas desobstruídas. Após o primeiro atendimento no local a vítima foi encaminhada com urgência à Unidade de Pronto Atendimento (Upa). Os guardas civis Muniz e Waldir também auxiliaram no salvamento.  

Outro caso também foi relembrado: 

Na mesma semana um idoso subiu em uma marquise da Praça Padre Miguel e tentou pular, mas foi contido através de diálogos pelo guarda Almeida e bombeiros. Após um intensa e demorada negociação, conseguiram a convencê-lo a desistir de pular.    

fotos: divulgação/arquivo

Viatura Veraneio de  prefixo 05 que fazia parte da frota nas décadas de 1990

Tive o prazer de conhecer  essa instituição, parabéns  Guarda Civil de Itu